Um homem foi resgatado com hipotermia, de dentro de um banhado em Fazenda Rio Grande, na tarde desta quarta-feira (30). Como ele já estava inconsciente devido à baixíssima temperatura corporal, por pouco ele não se afogou, já que sua cabeça aos poucos começava a ser encoberta pela água. Ele foi salvo por dois policiais militares, que entraram na água gelada para fazer o resgate.

O caso ocorreu pouco depois das 15h, quando um morador do Jardim
Veneza escutou gritos
vindos da mata em frente a sua casa, por onde também passa um riacho. Diante disso, preferiu não ir sozinho ver o que ocorria e chamou a PM.

Os policiais adentraram cerca de 200 metros na mata, até chegar no banhado. Lá, encontraram o homem já com o corpo todo dentro da água e a cabeça quase submersa. Ele estava inconsciente, com sintomas que indicaram hipotermia, como respiração rápida e curta, tremor de frio e inconsciência. Naquele momento, a temperatura ambiente não passava de 7ºC.

Os dois policiais imediatamente entraram na água e conseguiram puxar o rapaz pelos braços. Já em terra, um dos PMs realizou os primeiros socorros, desobstruindo as vias aéreas da vítima, já cheias de água. Foi preciso também cortar as roupas molhadas do rapaz e o enrolar em um cobertor, cedido por outro morador, na tentativa de manter a vítima seca e quente.

Como o estado do afogado era grave, o Siate levou o rapaz de ambulância até o pátio do Posto 21, na BR-116, onde um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) já o aguardava e o levou ao hospital.

Enquanto era socorrido, não foi possível identificar a vítima, já que o homem não tinha nenhum documento nos bolsos.

Assista ao resgate:

30 jun 2021, às 23h04. Atualizado às 23h08.
Mostrar próximo post
Carregando