Um incêndio atinge a Catedral de Notre Dame neste momento em Paris, nesta segunda-feira (15). Conforme informações de diversas agências internacionais, as causas do fogo ainda são desconhecidas.

A prefeita da cidade usou sua conta pessoal no Twitter para lamentar o acidente e exaltar o trabalho dos bombeiros que estão no local tentando combater as chamas. “Estamos mobilizados no local em estreita ligação com o @dioceseParis. Peço a todos respeito ao perímetro de segurança”, destacou a prefeita , Anne Hidalgo.

Incêndio atinge a Catedral de Notre Dame

Em imagens divulgadas nas redes sociais, a torre da Catedral de Notre Dame aparece em chamas. De acordo com portais internacionais, até o momento não é possível dizer qual a dimensão do estrago.

Monumento histórico mais visitado

A catedral é considerada o monumento histórico mais visitado da Europa.

Pouco antes do incêndio, a catedral estava sendo restaurada, e diversas estátuas vinham sendo transportadas do local.

LEIA TAMBÉM: Kim Jong Un é reeleito para presidir a Coreia do Norte

De acordo com autoridades locais, não é possível afirmar que o incêndio tem relação com as obras de restauração.

Conforme relato de repórteres do jornal francês Le Parisien, vários andaimes que circundaram a construção começaram a desabar por volta das 19h no horário local, o equivalente às 14h no horário de Brasília.

Jair Bolsonaro lamenta incêndio

O presidente Jair Bolsonaro lamentou o incêndio de grandes proporções na catedral de Notre-Dame, em Paris, que teve início da tarde desta segunda-feira (15). Bolsonaro usou sua conta pessoal no Twitter para expressar seu pesar pelo ocorrido, que classificou como “terrível”.

“Em nome dos brasileiros, manifesto profundo pesar pelo terrível incêndio que assola um dos maiores símbolos da cultura e da espiritualidade cristã e ocidental, a catedral de Notre-Dame, em Paris. Neste momento sombrio, as nossas orações estão com o povo francês”, escreveu.

Unesco oferece ajuda para reconstrução da catedral

A Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ofereceu hoje (15) apoio ao governo francês para recuperar a Catedral de Notre-Dame, atingida por um incêndio nesta segunda-feira e resguardar o patrimônio cultural do templo.

A diretora-geral da Unesco, Audrey Auzoulay, disse que a agência acompanha de perto a situação do incêndio e está empenhada em recuperar “essa herança inestimável”.

Em sua conta no Twitter, Audrey afirmou estar comovida “diante do trágico incêndio na catedral de Notre Dame de Paris, registrada no Patrimônio Mundial em 1991″.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que ficou “horrorizado” com as imagens do incêndio na Catedral de Notre-Dame.

“Uma joia única do patrimônio mundial que permanece em pé desde o século XIV. Os meus pensamentos estão com as pessoas e com o governo da França “, afirmou Guterres na sua conta no Twitter.

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!

15 abr 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando