Inverno deve ter chuvas abaixo da média no Paraná, diz Inmet

Maior frequência das frentes frias durante o Inverno contribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo deste trimestre (Foto: Representativa/ Pixabay)

As temperaturas médias devem permanecer de normal a acima da normal climatológica para o Inverno no Paraná

O primeiro dia do inverno deve começar novamente com nevoeiro entre os Campos e a Região Metropolitana de Curitiba. A entrada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul para provocar chuva no Estado gaúcho. Mas no Paraná, a previsão é de uma quinta-feira (21) de sol, tempo estável e grande amplitude térmica.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior frequência das frentes frias durante a nova estaçãocontribuirá para maiores variações nas temperaturas ao longo deste trimestre, porém as temperaturas médias devem permanecer de normal a acima da normal climatológica para o Inverno no Paraná.

O prognóstico indica chuvas abaixo da média em grande parte da Região Sul, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde a tendência é de ocorrer precipitação ligeiramente acima do padrão.

Confira a previsão em vídeo feita, diariamente, pela Luciana Pioto no Insagram do @ricmaispr:

Desde a Primavera de 2017, a temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial manteve-se abaixo da média, caracterizando o fenômeno La Niña. Porém, a partir da segunda quinzena de abril de 2018, as anomalias atmosféricas típicas de La Niña enfraqueceram consideravelmente e as condições de neutralidade estabeleceramse durante o mês de maio deste ano em todo o Pacífico Tropical.

Os modelos de previsão climática gerados pelos principais centros internacionais de Meteorologia, indicam que este padrão de neutralidade deve manter-se durante este Inverno.

Confira a tabela de máximas e mínimas para esta quinta-feira (21):

 

Análise Outono

Seguno o Inmet, durante os meses de março e abril, as chuvas foram abaixo da normal climatológica em grande parte da Região Sul em consequência da atuação do fenômeno La Niña, que provoca a passagem rápida de frentes frias, desfavorecendo a ocorrência de chuvas mais intensas, principalmente sobre a parte oeste da região.

Durante a segunda quinzena de maio e início de junho, deu-se o início da temporada de temperaturas abaixo de zero grau, com episódios de geadas variando de moderada a forte.

20 jun 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando