Ipea nomeia novo diretor após falhas em pesquisa sobre estupro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nomeou, nesta quarta-feira (23), o novo diretor de Estudos e Políticas Sociais, Sergei Suarez Dillon Soares, substituindo Rafael Guerreiro Osorio, que pediu demissão após divulgação de erro grave na pesquisa “Tolerância Social à Violência contra as Mulheres”.

A pesquisa, no final de março, apontava que 65,1% dos entrevistados concordavam com a opinião de que mulheres com roupas curtas merecem ser atacadas. O resultado causou revolta na população e a campanha Eu não mereço ser estuprada foi reproduzida por milhares de pessoas nas redes sociais. Posteriormente, o Ipea admitiu que a porcentagem correta seria de 26% e pediu desculpas pela falha.

Mestre e doutor em economia, Sergei Soares atualmente é chefe de gabinete do instituto, presidido pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri. Sergei é técnico de planejamento e pesquisa do Ipea desde 1998, atuando nas áreas de desigualdade, pobreza, educação, discriminação racial e mercado de trabalho. No instituto, é responsável pela coautoria e organização do livro Os Mecanismos de Discriminação Racial nas Escolas Brasileiras.

23 abr 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando