Itália envia Plano de Recuperação à comissão da UE em cima da hora

ROMA (Reuters) – A Itália enviou seu Plano de Recuperação à Comissão Europeia no fim da sexta-feira, afirmou um porta-voz do governo, nos últimos momentos para cumprir cumprir o prazo de 30 de abril que Bruxelas estabeleceu para receber o documento dos 27 países da União Europeia.

Os planos são pré-requisito para receber dinheiro do fundo de 750 bilhões de euros em pagamentos únicos da UE para ajudar seus estados-membros a se recuperarem da pandemia de coronavírus e dar ao continente uma economia mais verde, digital e resistente. A Itália, entre os países mais atingidos pela Covid-19, tem direito a cerca de 205 bilhões de euros, a maior fatia do bolo oferecida oferecida a qualquer país da UE.

Roma tem travado negociações intensas com a Comissão nas últimas semanas para superar as preocupações de Bruxelas de que seu plano não tem detalhes suficientes sobre reformas estruturais e como seriam colocadas em prática. A Comissão tem dois meses a partir do momento em que recebe o plano nacional para checar se ele cumpre os critérios.

Ministros financeiros da UE então têm mais um mês para avaliá-lo.

Não se espera que nenhum financiamento da UE seja distribuído antes de julho.

1 maio 2021, às 13h24.
Mostrar próximo post
Carregando