Jornaleiro fica sete meses preso por xingar juiz por e-mail e Facebook

Trabalhador de 62 anos foi solto na tarde desta terça-feira (26) e deve responder pelo crime de calúnia em liberdade

“Não me arrependo de ter mostrado o quanto estava indignado. Faria de novo, mas com palavras que não ofendessem a honra do juiz.” Essas foram as primeiras palavras do jornaleiro José Valde Bizerra, de 62 anos, ao deixar a Penitenciária de Tremembé no interior de São Paulo, no início da tarde desta terça-feira, 26.

Bizerra estava preso desde dezembro por xingar o juiz José Francisco Matos, da 9ª Vara Civil de Santo André, por e-mail e nas redes sociais. A história foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo no domingo, 24. O jornaleiro deixou a cadeia às 12h40. 

Nesta segunda-feira, 25, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a soltura do jornaleiro, condenado a sete anos e quatro meses de prisão por crime contra a honra (calúnia). Ele agora poderá recorrer da pena em liberdade. 

A decisão é do desembargador Freitas Filho, da 7ª Câmara Criminal. O mesmo magistrado havia negado habeas corpus para que Bizerra pudesse apelar da sentença em liberdade. Nesta segunda-feira, em decisão monocrática (não consultou os demais desembargadores), deferiu o pedido de agravo regimental do advogado Daniel Fernandes Rodrigues Silva, que defende o jornaleiro e pedia a reconsideração da decisão.

No despacho, Freitas Filho afirma que “é o caso de me retratar da decisão anterior”, pois o jornaleiro tem todos os requisitos previstos no Código Penal para recorrer em liberdade e não cometeu crime grave.

“Ressalte-se que o paciente (Bizerra) é absolutamente primário e possui residência no distrito da culpa. Ressalte-se que a natureza das condutas imputadas ao paciente foram praticadas sem violência ou grave ameaça”, disse o desembargador. “Não é razoável e tampouco proporcional manter o réu encarcerado, fazendo cumpri-lo antecipadamente uma pena corporal que conta com razoável possibilidade de ser suspensa, substituída ou ter regime menos gravoso para início do seu cumprimento”, completou.

Ação

A reportagem havia mostrado o drama do jornaleiro no domingo. Bizerra, após perder uma ação de despejo de sua banca de jornal em sentença do juiz José Francisco Matos, em 2012, mandou oito e-mails para a Corregedoria do TJ no ano seguinte. Nos textos, xingou o magistrado de “ladrão, vagabundo e corrupto”. Ele também fez postagens no Facebook e ainda mandou três textos com ofensas para o e-mail de Matos.

O juiz fez uma queixa-crime contra o jornaleiro. Em 15 de dezembro de 2015, a juíza Maria Lucinda Costa, da 1ª Vara Criminal de Santo André, condenou o jornaleiro a sete anos e quatro meses em regime semiaberto e, por considerá-lo uma ameaça decretou sua prisão. Bizerra foi preso no dia seguinte, quando trabalhava na banca – uma rotina que mantinha havia 30 anos. Ele nunca mais havia saído da cadeia.

Segundo o advogado, embora tenha sido condenado para cumprir pena no semiaberto, Bizerra nunca usufruiu do benefício. “Não havia vagas disponíveis, por isso ele sempre ficou encarcerado”, contou.

26 jul 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando