por Redação RIC.com.br
com informações da AEN

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) emitiu nota na manhã desta quinta-feira (27) pela morte do arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

Por meio de seu presidente, Luiz Fernando Jamur, o Ippuc afirmou que “é grato a Jaime Lerner, um dos seus fundadores, por plantar em nossa terra a semente do planejamento.” (Confira na íntegra abaixo)

Ex-presidentes do instituto também se manifestaram e lamentaram a morte do ex-prefeito da capital paranaense.

Destaques culturais

Lerner transformou o Teatro Paiol, em Curitiba, em espaço cultural. A construção do lugar data de 1874, originalmente um paiol de pólvora, mas somente a partir de 1972 passou a ser um dos pontos mais queridos pela cena da Cultura na cidade: intimista, o Teatro comporta pouco mais de 200 pessoas, tem formato de arena romana e por ali já passaram centenas de nomes emblemáticos da cultura local, nacional e internacional, como Gonzaguinha, Hermeto Pascoal, Elza Soares, entre tantos outros. 

Teatro Paiol. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

O arquiteto ainda assina outros legados que transformaram profundamente a paisagem, a identidade urbana e as gerações que nasceram ou viveram em Curitiba desde a década de 1970. Os destaques são a Ópera de Arame, a UNILIVRE, a Rua 24 Horas, o Jardim Botânico e o Museu Botânico, e os parques São Lourenço, Tingui e Tanguá

Em seu último mandato como governador do Paraná (1999-2002), idealizou a construção do Museu Oscar Niemeyer, inaugurado oficialmente no dia 22 de novembro de 2002. O Museu do Olho, como ficou conhecido não só no País, mas também no Exterior, se transformou em um símbolo de Curitiba e um dos locais mais visitados da Capital por turistas e pela população local.

Museu Oscar Niemeyer. (Foto: Marcelo Kawase/MON)

Confira a nota do Ippuc na íntegra:

“Jaime Lerner fez de Curitiba referência tendo por base a simplicidade, a doação, e sem perder de vistas o planejamento. Os nossos parques, o nosso transporte e o nosso zoneamento evoluem até hoje sobre uma mesma plataforma porque, com visão de futuro e dentro do possível, Lerner transformou inciativas em planos, projetos e obras para uma cidade melhor aos seus habitantes. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) é grato a Jaime Lerner, um dos seus fundadores, por plantar em nossa terra a semente do planejamento.”


27 maio 2021, às 13h06. Atualizado às 13h15.
Mostrar próximo post
Carregando