AliExpress Curitiba: tudo sobre a primeira loja física do Brasil
O AliExpress, famoso marketplace do grupo chinês Alibaba, inaugurou no dia 6 de outubro de 2019 a sua primeira loja física no Brasil, em parceria com o EBANX, fintech brasileira que oferece soluções de pagamento a sites internacionais. A loja da AliExpress Curitiba, como ficou conhecida no país inteiro, funcionou apenas um mês na capital paranaense. Mas, por quê? Confira neste post!
O Brasil está entre os cinco países que mais consomem produtos da AliExpress. A escolha da cidade não foi por acaso, já que Curitiba é a sede do EBANX, empresa que processa os pagamentos do marketplace, responsável assim por trazer a loja física do gigante de vendas para o Brasil.
Durante a semana de inauguração da AliExpress Curitiba, não se falava de outra coisa na web. O assuntou gerou muito buzz, já que comprar produtos da China é quase um hobby para muitos brasileiros. Por isso, o RIC Mais foi bater um papo com a equipe do EBANX a fim de entender melhor o propósito da primeira loja física no Brasil.
AliExpress Curitiba: primeira loja física no Brasil
Localizada no Shopping Mueller, um dos principais centros de compras da cidade, a loja AliExpress Curitiba possuía uma tela gigante de LED, com cerca de 30 metros de comprimento. O painel serviu como uma imensa vitrine virtual, apresentando também produtos físicos, entre eles alguns dos principais itens tecnológicos comercializados pelo AliExpress.
A AliExpress Curitiba, infelizmente, abriu com data marcada para o encerramento, que ocorreu após um mês, em outubro de 2019.
A loja em Curitiba foi uma Guide Shop temporária
A loja AliExpress Curitiba abriu como uma Guide Shop, ou seja: um espaço que serve como showroom de e-commerces, para apresentar aos clientes experiências com produtos. Nessa primeira ação no Brasil, o propósito foi demostrar produtos chineses de alta tecnologia.
De acordo com o EBANX, a loja física da AliExpress Curitiba serviu como uma experiência O2O (Online-to-Offline), nas quais o grupo Alibaba mostra-se especialista em realizar. O objetivo dessas ações é fazer com que o consumidor se sinta mais seguro em comprar produtos chineses pela internet.
“O AliExpress é uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares do Brasil e sempre buscamos maneiras de aumentar a integração de ambientes digitais e físicos, com o objetivo de oferecer a nossos consumidores mais opções, diversão e conveniência enquanto eles compram”, disse Kang Huang, líder regional da AliExpress no Brasil.
Por que trazer uma loja conceito da AliExpress para Curitiba?
A ideia de abrir a AliExpress Curitiba nasceu no departamento de Marketing do EBANX e foi apoiada pelo AliExpress Brasil, com o propósito de permitir que o consumidor brasileiro interaja, física e virtualmente, com alguns dos principais produtos de tecnologia vendidos no e-commerce.
“Foi uma ótima maneira para trazer ainda mais inovação para a capital”, afirmou Jaqueline Bartzen, do time de Marketing EBANX.
Confira no vídeo abaixo como foi a experiência da equipe do MultiCanal na AliExpress Curitiba:
Vendas da AliExpress Curitiba no Shopping Mueller
O propósito da temporária loja AliExpress em Curitiba foi aproximar o público do e-commerce, visto que alguns consumidores ainda têm receio de comprar online pelo AliExpress. Por isso, apesar do espaço físico, o marketplace não deixou a experiência online de lado, já que não foi possível adquirir nenhum produto de forma física.
Na loja AliExpress Curitiba, estavam expostos dois nichos com produtos físicos (Xiaomi Mi 9 e Xiaomi Mi 8). Nesses nichos, os visitantes puderam experimentar as funcionalidades dos itens e, caso gostassem, comprá-los pelo site do AliExpress com um QR Code, para receber em casa via Correios posteriormente. O cliente finalizava a compra e avaliava os produtos através do seu próprio celular, ou computador.
Já nas vitrines virtuais, o consumidor pôde navegar e saber mais sobre outros produtos de tecnologia chinesa comercializados no e-commerce AliExpress, como smartwatches, fones de ouvido e até drones. Eram exibidos, nessas vitrines virtuais, os relógios Amazfit GTR e Amazfit Bip; os fones de ouvido sem fio Bluedio Hi e Bluedio v2; o drone DJI Mavic 2; a câmera filmadora Eken h6s; os celulares OnePlus 7 Pro, Remdi 8 Pro, Umidigi X e Umidigi A5 Pro; e os estabilizadores de câmera Zhiyun Crane 2 e Zhiyun Smooth 4.
Em resumo, através de uma tela interativa, os clientes da AliExpress Curitiba puderam garantir uma experiência com a funcionalidade dos produtos disponíveis e comprar online de maneira segura, como seria em qualquer outro lugar.
AliExpress Brasil em Curitiba: endereço
Como mencionamos anteriormente, a loja da AliExpress Brasil Curitiba abriu no Shopping Mueller, no seguinte endereço: Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico. Até o momento, não existe previsão para a abertura de uma nova loja experiência no país.
AliExpress Curitiba: telefone
O AliExpress possui um rigoroso processo de qualidade nos seus serviços, além de uma grande preocupação com a satisfação de seus clientes. Entretanto, caso você tenha algum problema com a compra, a empresa não disponibiliza um telefone para contato. Na AliExpress Curitiba não foi diferente, mas a loja física ofecereu atendimento presencial de um profissional capacitado.
Para entrar em contato com o SAC do AliExpress, acesse este link. Os e-mails disponíveis para atendimento ao consumidor são: tradesecurity@aliexpress.com (comercial) e customerservice@aliexpress.com
E você, conheceu a loja da AliExpress em Curitiba? Queremos saber o que você achou dessa experiência. Conta pra gente nos comentários!