Made in Paraná apresenta a trajetória de sucesso da cooperativa Cocamar

Série especial da RICTV Record conta a história do grupo de cafeicultores que se uniu para aumentar a produção agrícola no Paraná, e fundaram uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil

 Nesta sexta-feira, (22) às 20h, a RICTV Record do Paraná exibe a quarta reportagem da série especial Made in Paraná. As matérias especiais produzidas pela equipe de Jornalismo da emissora mostram os cases de sucesso das empresas locais que se destacam no cenário nacional. Esta edição contará a história da cooperativa Cocamar, que completou 50 anos de existência em 2013, e atualmente possui o maior e mais diversificado parque industrial do cooperativismo brasileiro. No ano passado, a cooperativa registrou um faturamento de R$ 2,65 bilhões, um crescimento de 12% em relação ao período anterior.

A Cocamar é uma cooperativa agroindustrial fundada em 1963, que conta hoje com 11 unidades no Paraná, mais de 5 mil funcionários e 12 mil cooperados. Sua origem foi através de um grupo de cafeicultores interessados em aumentar a produção do Estado. A Cocamar também foi pioneira a utilizar embalagens de plástico em seus produtos e, seguindo um dos princípios do cooperativismo, o do interesse pela comunidade, promove ao longo do ano várias ações de responsabilidade socioambiental, gerando benefícios para associados e população das regiões onde está presente.

O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, apresenta na matéria como foi possível transformar o sofrimento da roça em riqueza, graças ao apoio da agroindústria de Maringá e o investimento no cultivo de soja, além do café. O volume de soja recebido pela cooperativa em 2013 atingiu 970 mil toneladas, boa parte voltada para a produção do óleo de soja, com o envaze de 7,2 milhões de caixas. O óleo de soja Cocamar se concentra entre os mais vendidos do Brasil.

“Hoje o Paraná é referência nacional no segmento cooperativista, a partir operações alinhadas às melhores práticas de gestão e princípios cooperativos no mundo”, destaca o diretor de Conteúdo do Grupo RIC, José Nascimento. “A Cocamar é um expoente do setor, um exemplo de que a gestão baseada em valores como transparência, ética e qualidade, são responsáveis pela sustentabilidade do negócio”, finaliza.

A primeira reportagem desta nova edição do Made in Paraná foi exibida no dia 9 de junho e contou a história do Grupo Boticário. A segunda apresentou o case de sucesso do Supermercado São Francisco, exibida em 7 de julho e a terceira sobre o Grupo Servopa, que foi ao ar no dia 15 de julho.

A série Made in Paraná é exibida pelo telejornal RIC Notícias, às 20 horas na sexta-feira, e reprisada na segunda-feira, no Paraná no Ar, às 7h30. As reportagens também podem ser vistas no Portal RIC Mais (www.ric.com.br).

 

21 ago 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando