12.555 candidatos são esperados para as provas do concurso público do Instituto Água e Terra (IAT), neste domingo (01), em três cidades: Curitiba, Cascavel e Maringá. Os portões abrem às 12h e fecham exatamente às 13h15. A orientação é que os candidatos cheguem 60 minutos antes do fechamento dos portões.

Será necessário levar um documento original de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente e o cartão de convocação, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

O ensalamento pode ser consultado aqui. Basta que o inscrito digite o seu CPF no campo indicado.

Protocolos de segurança

Os candidatos precisarão seguir as normas contra a Covid-19 para garantir a segurança de si mesmos e dos profissionais que vão trabalhar na aplicação de provas, organização e limpeza.

Todos os participantes vão passar por verificação da temperatura corporal. Quem apresentar temperatura superior a 37,8ºC será impedido de ingressar nas instalações. É obrigatório o uso de máscara individual, seja ela cirúrgica ou de tecido. Não serão disponibilizadas máscaras no local.

Os candidatos também devem levar seus próprios frascos de álcool em gel (70%) para ser utilizado de maneira particular, e não será permitido o compartilhamento do produto.

É indicado, ainda, manter o distanciamento social e levar água para consumo próprio. Não será autorizado o consumo de alimentos durante as provas.

Concurso

O IAT é um órgão vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). É responsável por proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental do estado.

As vagas disponíveis são para técnico de manejo e meio ambiente (26), engenheiro químico (19), engenheiro florestal (16), engenheiro agrônomo (20), geólogo (8), biólogo (8), químico (5), engenheiro civil (17), sociólogo (1), geógrafo (3), engenheiro cartográfico (4), arquiteto (2) e médico veterinário (1). 

O órgão ambiental não promove concurso público há cerca de 30 anos. Os novos profissionais substituirão muitos servidores que deixaram suas funções por diversos motivos, como aposentadoria, falecimento, entre outros.

A principal carência do IAT hoje é atender as grandes demandas da população, em especial do setor produtivo, no que se refere a licenciamento ambiental, monitoramento, fiscalização e outorga de uso da água, entre outras funções.

31 jul 2021, às 16h14.
Mostrar próximo post
Carregando