Mapeamento mostra que 77% dos rios de Curitiba estão com qualidade ruim ou péssima

Entre 2014 e 2015, 96 das 120 sub-bacias da cidade foram monitoradas e passaram por avaliações que geraram Índice de Qualidade da Agua (IQA)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou na terça-feira (24), data em que é comemorado o Dia do Rio, o diagnóstico preliminar das principais sub–bacias de Curitiba.

Entre 2014 e 2015, 96 das 120 sub-bacias da cidade foram monitoradas e passaram por avaliações que geraram Índice de Qualidade da Agua (IQA) agora apresentado através de um mapa.

Das 96 sub-bacias acompanhadas a maioria (62,5%) foi classificada com IQA ruim, 14 (14,5%) com IQA péssimo, 21 (21,8%) com IQA razoável e apenas um com IQA bom e nenhum com IQA Ótimo, condição não apresentada em áreas urbanas (veja tabela completa).

Leia mais: Nível do Rio Tibagi sobe quase 4 metros e provoca alagamentos

Durante a divulgação, o prefeito de Gustavo Fruet disse que são coincidentes os locais com péssima qualidade de água com os que mais apresentam problemas com alagamentos.

“A cidade de Curitiba dá uma demonstração de clareza, transparência e de não ter receio de divulgar essas informações. São problemas de drenagem de mais de 50 anos, somados aos problemas relacionados ao descarte irregular de lixo. Este mapeamento é uma importante medida de alerta e conscientização”, disse Fruet.

A Prefeitura está instalando totens de identificação nos rios e córregos da cidade. Os painéis apresentarão informações como nome, extensão total, extensão dentro de Curitiba, local da nascente profundidade, imagem da bacia a que pertence e o IQA.

Despoluição

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, explica que fica muito mais fácil de resolver um problema quando ele é identificado e que o mapa mostra justamente onde está localizado e qual o seu tamanho e onde a Secretaria precisa concentrar esforços. “Os rios são patrimônios que precisam ser valorizados e recuperados. Estamos melhorando a qualidade dos rios menores e consequentemente estaremos melhorando a qualidade dos rios das grandes bacias em um efeito em cadeia”, disse.

25 nov 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando