por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais

Surgiram vários tutoriais na internet ensinando a fazer uma máscara contra vírus caseira de tecido, podendo personalizá-la. Mas o principal questionamento é se este item realmente poderia trazer proteção. A principal orientação é de que estas máscaras podem ser usadas como barreira para o vírus, mas desde que sejam lavadas constantemente

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse, nesta quarta-feira (1), que a intenção é lutar com as armas que nós temos. “Acho que máscaras de pano para os comunitários funciona muito bem como barreira. Não é caro de fazer, faça você mesmo”, disse ele.

Apesar de passar essa orientação, o ministro também disse que é importante manter a limpeza da máscara. “Lave com água sanitária, por pelo menos 20 minutos. Tenha 4 ou 5 de uso pessoal, você mesmo lava, reaproveite”.

Segundo Mandetta, a ideia da máscara é evitar que o vírus te atinja, mas elas não têm a capacidade de filtrar o ar. “Agora é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente ficar agora lamentando que a china não tá produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas e as nossas armas vão ser aquelas que nós tivermos“, disse.

Além do uso das máscaras, também é importante cuidar com a forma que a usamos e, junto disso, atentar com rosto, nariz, olhos. Isso porque se vírus estiver em alguma superfície, como uma maçaneta, ao você colocar a mão e levá-la ao rosto para ajustar a máscara, pode se contaminar.

Deve ser trocada

É importante saber que ambos os modelos de máscara contra vírus (a de tecido ou a tradicional cirúrgica) perdem a eficácia quando ficam úmidas, o que acontece ao respirarmos ou falarmos durante o uso. Segundo o infectologista Claudio Stadnik, da Santa Casa de Misericórdia, isso ocorre até mesmo com o vapor produzido pela respiração. Por isso as máscaras utilizadas nos hospitais são descartadas e substituídas constantemente. A orientação é de que as máscaras sejam trocadas a cada 30 minutos de uso, por isso, é importante ter várias. 

Lavar constantemente

Se você fez uma máscara contra vírus em casa, certamente não pretende descartá-la após 30 minutos, correto? Neste caso, existe a possibilidade de lavá-la após este período, mas lembre-se: se você ficar mais que 30 minutos fora de casa, não estará protegido. Vale lembrar também que você nunca deve guardar ou utilizar a máscara novamente sem lavar.

mascara-contra-virus-feita-em-casa

 

Quem deve usar máscara contra vírus?

Em primeiro lugar, é importante salientar que o uso da máscara contra coronavírus só é indicado para quem está contaminado ou é suspeita. Pessoas saudáveis não estão 100% protegidas ao usar este item, ainda mais se houver contato com uma pessoa contaminada.

Além daqueles que estão doentes, profissionais da saúde que mantém contato direto e próximo com os pacientes e as pessoas que estão cuidando de alguém infectado devem usar este item de proteção. Mas tomar sempre cuidado para não levar as mãos ao rosto, ainda que para ajustar a máscara, antes de lavá-las.

Apesar disso a procura do item por pessoas saudáveis ainda é alta, abrindo espaço para a produção de máscara contra vírus feita em casa. Mas atente-se: essa ainda não é uma medida protetiva oficial.

2 abr 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando