A médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi, que foi afastada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, veio a público pedir desculpas. Ela foi afastada depois de uma declaração sobre nazismo em uma entrevista à TV Brasil, do governo federal.

A médica Nise Yamaguchi é defensora do uso da hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Por conta disso, ela chegou até a ser cotada para o cargo de ministra da Saúde, depois que Nelson Teich pediu demissão.

O afastamento da médica aconteceu neste sábado (11), depois da repercussão da manifestação. Durante a entrevista, Nise Yamaguchi comparou o medo da pandemia à postura das vítimas do holocausto nazista.

“O medo é prejudicial para tudo. Primeiro ele te paralisa. Te deixa massa de manobra. Qualquer pessoa. Você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela massa de rebanho de judeus famintos, se não os submetessem diariamente à humilhações, humilhações, humilhações…Tirando deles todas as iniciativas?! Quando você tem medo, você fica submisso a situações terríveis”, disse Nise Yamaguchi na Tv Brasil.

O hospital considerou a comparação da médica “infeliz e infundada”. Segundo a médica, o pedido de desculpas veio “por expressões outras e interpretações errôneas sobre assuntos sensíveis ao grande sofrimento judaico”. Ela afirmou ser “solidária à dor dessa ilustre comunidade como a maior das atrocidades de nossa história ocidental”.

Por conta da declaração, ela foi afastada para que a declaração fosse analisada internamente no hospital. “A expectativa do hospital é a de que o incidente tenha a melhor e mais célere resolução, de modo a arredar dúvidas e remover desconfortos”, disse o Albert Einstein, em nota.

Ao jornalista Roberto Cabrini, a médica disse que seu afastamento se deu também por defender a hidroxicloroquina. O Hospital Albert Einstein, porém, negou a informação.

12 jul 2020, às 13h14.
Mostrar próximo post
Carregando