Mercado Municipal de Curitiba comemora 57 anos

Ao longo dos anos, o local tornou-se o mais tradicional e importante centro de abastecimento e gastronomia da capital

Os 57 anos do Mercado Municipal de Curitiba foram celebrados com muita festa neste sábado (1º). Entre os destaques da programação, oficinas gastronômicas e a distribuição de um bolo preparado pela equipe de educação alimentar da Secretaria Municipal do Abastecimento.

O prefeito Gustavo Fruet cortou e distribuiu o bolo de aniversário para os visitantes do mercado ao lado da vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.“O Mercado Municipal é um espaço de convergência, de encontro, de lazer e de referência do turismo de Curitiba. Juntamente com toda a estrutura da Secretaria Municipal de Abastecimento, o Mercado também é uma referência de qualidade e de valores para alimentação da população curitibana. É muito importante preservar essa história bonita de Curitiba, respeitar os trabalhadores do Mercado Municipal e valorizar e preservar esse espaço público para as próximas gerações”, disse Fruet.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal, Mario Shiguemitu Yamasaki, disse que depois da reforma nos anos 2000, o Mercado passou a atrair um público mais jovem e se torno um centro gastronômico. “Agora, somos ponto de referência para os chefs de cozinha, pois oferecemos todos os produtos aos curitibanos no mercado”, afirmou. O hortifruteiro é dono de uma das bancas mais antigas do espaço, aberta por seu pai em 1960, quando ele tinha apenas 5 anos.

O Mercado

O Mercado Municipal foi inaugurado em 2 de agosto de 1958. Ao longo dos anos, tornou-se o mais tradicional e importante centro de abastecimento e gastronomia de Curitiba. No local, os consumidores encontram desde frutas, verduras e legumes a produtos típicos e exóticos das mais diversas culturas. Com a ampliação de sua área e a instalação do Mercado de Orgânicos, passou a estimular uma nova tendência em alimentação, constituindo-se no primeiro no Brasil exclusivo para o gênero.

Além de ter se tornado sinônimo de centro de abastecimento, o Mercado Municipal é dedicado à difusão de práticas gastronômicas e de educação alimentar. A reforma do Mercado garantiu a instalação de um espaço de eventos, na entrada da Avenida Sete de Setembro, onde ocorrem aulas shows de chefes e oficinas de receitas rápidas e saudáveis ministradas pela equipe de nutricionistas da Secretaria do Abastecimento.

O mezanino do Mercado de Orgânicos abriga espaços para eventos, como o auditório utilizado para capacitação e treinamento de funcionários, comerciantes, produtores e outros públicos. No mesmo local há uma sala de aula e uma cozinha gourmet, onde são realizados cursos mais elaborados e de maior duração para a divulgação de conceitos e práticas para uma alimentação mais saudável. Atualmente, o Mercado Municipal conta com 193 empreendedores que geram cerca de mil empregos diretos. O local recebe em média 60 mil pessoas por semana.

1 ago 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando