'Não sabia se estava no curso certo', diz Sérgio Moro. Saiba quem é o juiz da Lava Jato

O juiz Sérgio Fernando Moro, de 42 anos, um dos personagens principais da Operação Lava Jato, participou na noite de quarta-feira (25) de uma palestra para estudantes de direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e falou sobre a sua carreira. Segundo o magistrado, a escolha pela área jurídica era incerta até mais da metade do curso. “Até o terceiro e quarto ano eu não sabia se estava no curso certo”, afirmou. A palestra faz parte da Semana do Calouro, organizada pelo Centro Acadêmico do Curso de Direito da UFPR.

Leia também:

Opinião RIC: Operação Lava Jato e as fronteiras da corrupção

Doleiro da Lava Jato abre mão de imóveis e bens em oito cidades do País

Ex-amante de Alberto Youssef posa nua e diz estar ‘magoada’. Veja fotos

O juiz federal ficou nacionalmente conhecido em 2013, quando as primeiras denúncias referentes a crimes de lavagem de dinheiro praticados pelo doleiro Alberto Youssef começaram a ser revelados pela Operação Lava Jato. Antes disso, no entanto, Moro já havia atuado em grandes operações envolvendo o doleiro.

No ano de 2004, a Operação Farol da Colina desmontou uma rede composta por mais de 60 doleiros. Esta operação foi um desdobramento do caso Banestado, também conduzido por Moro, que apurou o envolvimento de políticos na evasão de US$ 30 bilhões para contas no exterior entre 1996 e 2002.

Atualmente à frente de um dos maiores casos de corrupção do Brasil, que apura crimes de lavagem de dinheiro e desvio de verbas em contratos da Petrobras, o titular da 13ª Vara Criminal do Paraná contou que, durante a faculdade, poderia ter desviado do direito penal. “A minha área de preferência no início era a tributária, mas a vida nos encaminha para outros rumos”, refletiu Moro.

Segundo ele, na sua época de estudante os questionamentos mais frequentes eram sobre direito de família e direito trabalhista. “Ninguém queria saber sobre lavagem de dinheiro”, contou Moro. (Assista ao vídeo com trechos da palestra).

Na saída da palestra o jurista, que não gosta de se expor na mídia, evitou falar com os jornalistas. Moro disse apenas que não sente nenhum assédio popular por conta da Lava Jato. “Sinto assédio da imprensa”, brincou ele. Confira abaixo do vídeo o perfil do magistrado.

Confira alguns trechos da palestra:

Perfil

Moro se formou em direito em 1995, pela Universidade Estadual de Maringá. Apenas um ano depois de graduado, o magistrado passou em concurso federal e se tornou juiz. Em 1998 participou de um programa para instrução de advogados na escola de direito de Harvard, nos Estados Unidos, considerada a melhor universidade do mundo.

Mestre e doutor em direito pela UFPR , em 2007 foi convidado pelo Departamento de Estado americano para visitar agências de combate à lavagem de dinheiro nos Estados Unidos. Hoje, além de Juíz Federal, Sérgio Moro dá aulas de processo penal na UFPR.

Com informações da jornalista Fabiana Genestra, da RICTV Record.

26 fev 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando