Por Steve Gorman

(Reuters) – Uma tripulação de quatro astronautas, sendo três da Nasa e um da Agência Espacial Europeia, chegaram à Estação Espacial Internacional na noite de quinta-feira e atracaram sua cápsula SpaceX Crew Dragon ao laboratório em órbita para iniciar uma missão científica de seis meses.

A chegada ocorreu cerca de 21 horas depois que a equipe e sua cápsula foram lançados sobre um foguete SpaceX Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, no Cabo Canaveral, na Flórida, na quarta-feira à noite, após uma série de atrasos meteorológicos que adiaram a descolagem por uma semana e meia.

A atracagem ocorreu por volta de 20h30 (horário de Brasília) enquanto o veículo Crew Dragon, conhecido como Endurance, e a estação espacial estavam voando cerca de 420 km acima do Mar do Caribe oriental, de acordo com a Nasa.

A tripulação de Endurance consiste de três astronautas norte-americanos da Nasa –comandante de voo Raja Chari, de 44 anos; piloto da missão Tom Marshburn, de 61 anos, e a especialista em missões Kayla Barron, de 34– assim como o astronauta alemão Matthias Maurer, de 51 anos, um especialista em missões da Agência Espacial Europeia.

Na chegada, a tripulação fez o inventário, realizou verificações de vazamento padrão e pressurizou o espaço entre a espaçonave em preparação para a abertura da escotilha até a estação espacial cerca de duas horas depois.

Uma transmissão de vídeo ao vivo da Nasa da estação mostrou os recém-chegados flutuando através de uma passagem acolchoada de sua cápsula para o posto orbital externo.

Eles foram recebidos a bordo com abraços dos três ocupantes atuais da estação espacial: os cosmonautas russos Pyotr Dubrov e Oleg Novitskiy e o astronauta da Nasa Mark Vande Hei, que compartilhou um voo da cápsula Soyuz com seus companheiros de tripulação do Roscosmos russo para o complexo espacial.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAB0NU-BASEIMAGE

12 nov 2021, às 08h34. Atualizado às 08h35.
Mostrar próximo post
Carregando