Novo relatório aponta quatro pontos impróprios para banho

Ilha do Mel tem todos os pontos próprios para banho (Rodolfo Buhrer, Fotoarena, Estadão conteúdo)

Monitoramento é feito em 59 pontos todas as semanas e divulgado às sextas

Uma semana depois de o RIC Mais destacar que o litoral paranaense estava quase 100% próprio para banho, um índice de balneabilidade muito superior ao de Santa Catarina, o relatório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) registrou novos pontos impróprios.

O litoral do estado tem 10 pontos permanentemente impróprios. Além deles, na semana passada havia apenas mais um, totalizando 11. Agora, são mais quatro, totalizando 14. São 59 os pontos monitorados.

Os pontos impróprios estão em Guaratuba, 100 metros à esquerda do Morro do Cristo; em Morretes, em dois pontos do Rio Nhundiaquara; e na Ponta da Pita, em Antonina.

“O aumento da concentração de bactérias Escherichia coli nesses locais já estava sendo apontado nos monitoramentos das semanas anteriores, mas ainda não ultrapassava os padrões estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente)”, explica Sumaia Andraus, bioquímica do IAP. “Com as chuvas mais frequentes, esse limite foi atingido. São locais onde já se imagina ter maior possibilidade de contaminação também pelo movimento de pessoas”. 

Confira aqui o relatório de balneabilidade, o quarto da temporada.

Interior

O monitoramento feito na Costa Norte e Oeste do Estado mostra que todos os pontos monitorados estão, como na semana anterior, próprios para banho. A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas das costas norte e oeste do Estado.

A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

Sinalização

Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar com relação à balneabilidade seguindo a orientação das bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios para indicar se os locais estão próprios ou impróprios para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira.

A cor vermelha indica que a água não é recomendada, e a azul, que a região está própria para banho.

13 jan 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando