O que é uma startup?

* Por Paulo Porto, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Escola de Negócios da PUC-PR, Gestor da Startup Here4us e Fundador do Grupo Startup Paraná.

Para um dos grandes mestres no assunto, Steve Blank, “Startup é uma organização temporária projetada para buscar modelos de negócios passíveis de serem repetidos e escaláveis”. Nacionalmente podemos ter como base a definição da ABS (Associação Brasileira de Startup): “Startup é uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza.”

Ou seja, fala-se em modelo e escalabilidade!

Modelo se refere a algo que está em construção, passível de ser alterado (pivotar como alguns gostam de chamar), geralmente passa por diversos ciclos de validação, ou seja, antes de “fazer” em especial “gastar” tempo e dinheiro, será que alguém compraria ou usaria este meu produto ou serviço? A modelagem requer contato direto com os possíveis consumidores, envolvendo-os nesta construção ou melhor modelagem.

Com relação a escalabilidade geralmente refere-se a possiblidade de atingir um grande número de pessoas, como por exemplo as ferramentas do google, whatsapp, facebook entre outros notáveis globais.

Genau:

Idéias antigas podem servir de inspiração para fomentar a inovação? Conheça o projeto que está transformando a maneira com que as pessoas utilizam a personalização em seu negócio e como a Startup Joox está usando ferramentas e tecnologias da Google e o Google Glass nos serviços que oferece. Um bate papo descontraído e inspirador!

Site: https://www.joox.com.br/

24 set 2014, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando