por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Urbs

Os ônibus de Curitiba devem operar suas viagens com uma ocupação de até no máximo 50% da capacidade de lotação. As novas regras foram divulgadas pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que já iniciou a implantação da medida.

Além disso, foram colocadas marcações de fila para que passageiros mantenham distância de 1,5 metros entre si. O uso da máscara também é obrigatório.

Ônibus de Curitiba: ações estão concentradas em terminais de grande fluxo de passageiros

De acordo com a Urbs, a ação está concentrada em terminais de grande fluxo de ônibus em Curitiba, como Pinheirinho, Santa Cândida, Cabral, Campo Comprido, Boqueirão e Centenário no início da manhã. No fim da tarde, a concentração é nos tubos da Rui Barbosa, Carlos Gomes e Estação Central.

Nos locais, agentes da Guarda Municipal (GM) estão atuando em conjunto com os fiscais da Urbs na orientação dos passageiros. Nos próximos dias, folders explicativos devem ser entregues aos usuários.

De acordo com Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, o volume geral de passageiros ainda está muito abaixo da capacidade da frota circulante. Entretanto, há registros de movimento maior em períodos específicos.

Um dos motivos, conforme Ogeny, são ônibus vindos de cidades da Região Metropolitana, já que algumas linhas reduziram suas escalas e estão concentrando mais de um veículo fazendo o mesmo trajeto ao mesmo tempo.

“Com isso, estavam ocorrendo casos de três ônibus da mesma linha, chegando ao mesmo tempo nos terminais. Há um desequilíbrio nas linhas metropolitanas que interferem diretamente nas linhas urbanas; isso está sendo corrigido”, explica o presidente da Urbs.

Além disso, Ogeny explica que é necessário que as lojas trabalhem de forma flexível, com os funcionários entrando de forma escalonada em diferentes horários. “É preciso que todos tenham responsabilidade para manter os serviços essenciais, mas barrando a transmissão da covid-19.”

Por fim, a Urbs também comunicou à Coordenação da Região Metropolitana (Comec) e a Associação Comercial do Paraná (ACP) para que contribuam de maneira mais eficiente para melhorar o fluxo de passageiros na capital durante a pandemia.  Para isso, a intenção é tomar ações em conjunto com as entidades.

30 abr 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando