Os prós e contras da educação digital na educação moderna

A tecnologia está se tornando cada vez mais presente nas salas de aula modernas. Mas, para muitos de nós, professores, ainda não temos certeza de como nos sentir sobre isso.

Queremos envolver os alunos e prepará-los para o futuro, mas não podemos deixar de nos preocupar ao mesmo tempo.

Eles realmente precisam de mais tempo na tela? Não vão querer comprar tcc quando forem se formar?

Quanto tempo e esforço (sem falar em dinheiro) isso vai custar?

Isso porque existem prós e contras no uso da tecnologia na sala de aula. Listamos aqui algumas delas para que você possa decidir que papel deve desempenhar em seu ensino.

Pro: a tecnologia torna o aprendizado mais envolvente

Existem muitas razões baseadas em pesquisas pelas quais a tecnologia envolve os jovens.

 Mas você não precisa ser um neurocientista para entender seu potencial de engajamento. Basta colocar um livro surrado lado a lado com a tela colorida e interativa de um programa de aprendizado gamificado e isso se tornará bastante óbvio.

A tecnologia pode atrair os alunos com experiências de aprendizado divertidas e brilhantes que muitas vezes lutamos para criar no papel. Traga-o para a sala de aula e seus alunos ficarão tão envolvidos com o aprendizado quanto com seus feeds de mídia social.

Contra: a tecnologia pode ser uma distração

A atração constante das mídias sociais ou dos jogos não tão educacionais pode afastar nossos alunos da aprendizagem se não tomarmos cuidado.

Mas as distrações tendem a surgir quando deixamos os alunos por conta própria (trocadilho intencional). É por isso que é importante manter um olhar atento sobre os alunos quando eles estiverem com seus laptops abertos ou escolher um programa edtech independente para que eles não tenham que navegar na Internet à vontade.

Pro: a tecnologia é uma alternativa econômica aos materiais tradicionais

Os livros didáticos não são baratos, nem a conta anual das fotocópias.

A tecnologia pode ajudá-lo a reduzir esses custos ocultos. Carregar uma planilha para o seu LMS em cópia eletrônica irá economizar uma resma de papel. Uma plataforma de vídeo como ClickView abre centenas de vídeos educacionais caros. Uma assinatura do Reading Eggs ainda vem com 2.000 e-books incluídos.

Seja qual for a opção que você escolher, isso é dinheiro economizado e pronto para investir onde seu departamento mais precisa.

Contra: boas ferramentas de tecnologia custam dinheiro

Não há como evitar – as melhores ferramentas de tecnologia não vêm de graça.

Mas o velho ditado de “você recebe o que paga” também se aplica a esse tema. Embora haja uma abundância de software livre por aí, a maioria deles não se compara à tecnologia que é alinhada ao currículo e testada por professores.

Pro: a tecnologia permite oportunidades de aprendizagem autênticas

A tecnologia é o elo que faltava entre o aprendizado em sala de aula e o mundo exterior. Como professores, podemos aproveitar isso para uma aprendizagem autêntica que é mais real e relevante do que nunca. Por exemplo, os alunos podem:

  • Compartilhar seu trabalho com um público genuíno por meio de um blog ou mídia social
  • Conectar-se com colegas do outro lado do mundo
  • Mergulhar em problemas do mundo real que afetam pessoas reais
  • Explorar novos lugares com o Google Earth.

Contra: nem todas as estratégias de ensino aprimoradas por tecnologia fazem diferença para a aprendizagem dos alunos

Colocar uma tela na frente dos alunos não contribui automaticamente para uma aprendizagem significativa. Às vezes, ocorre o oposto.

Se quisermos usar a tecnologia de forma significativa em nossas salas de aula, temos que garantir que ela acrescente algo ao aprendizado dos alunos.

28 maio 2021, às 10h46.
Mostrar próximo post
Carregando