Por Lisa Lambert e Idrees Ali e David Brunnstrom e Trevor Hunnicutt

WASHINGTON (Reuters) – Houve pelo menos duas explosões perto do aeroporto de Cabul em meio um enorme esforço de retirada de pessoas do Afeganistão, disse o Pentágono nesta quinta-feira, com civis e membros das forças dos Estados Unidos entre as vítimas.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que uma explosão ocorreu perto do portão “Abbey” do aeroporto e a outra perto do Baron Hotel. Duas autoridades norte-americanas disseram que pelo menos uma das explosões pareceu ser de um atentado suicida.

“Podemos confirmar que a explosão no portão ‘Abbey’ foi o resultado de um ataque complexo que resultou em uma série de vítimas norte-americanas e civis”, disse Kirby no Twitter. “Também podemos confirmar pelo menos uma outra explosão no Baron Hotel ou próximo a ele, a uma curta distância do ‘Abbey’.”

Uma autoridade do Taliban disse que pelo menos 13 pessoas morreram na explosão, incluindo crianças, e muitos guardas do Taliban ficaram feridos.

Uma autoridade dos EUA disse à Reuters que até três militares norte-americanos estavam entre os feridos e que o número de vítimas norte-americanas deve aumentar, de acordo com informações iniciais. Pelo menos um oficial dos EUA ficou gravemente ferido, disse um funcionário.

A Embaixada dos Estados Unidos em Cabul descreveu “uma grande explosão” e disse que houve relatos de tiros.

A explosão acontece após os Estados Unidos e aliados pedirem aos afegãos que deixassem a área do aeroporto devido a uma ameaça do Estado Islâmico.

Um deslocamento aéreo em massa de estrangeiros e suas famílias, bem como de alguns afegãos, está em andamento desde o dia anterior à captura de Cabul pelas forças do Taliban, em 15 de agosto. O grupo islâmico avançou rapidamente pelo país com a retirada das tropas norte-americanas e aliadas.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a explosão, de acordo com uma autoridade da Casa Branca. Biden estava em uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão, onde os EUA estão nos estágios finais de encerrar uma guerra de 20 anos, quando a explosão foi inicialmente relatada, de acordo com uma pessoa familiarizada com a situação.

Os EUA têm se apressado para retirar cidadãos norte-americanos e afegãos de Cabul antes do prazo final para a conclusão da retirada de suas tropas do país, em 31 de agosto.

Em um alerta emitido na quarta-feira, a embaixada dos Estados Unidos em Cabul aconselhou os cidadãos a evitarem ir para o aeroporto e disse que aqueles que já estavam nos portões deveriam partir imediatamente, citando “ameaças à segurança” não especificadas.

Um diplomata ocidental em Cabul disse que as áreas fora dos portões do aeroporto estavam “incrivelmente lotadas” novamente, apesar dos avisos.

Os Estados Unidos e seus aliados organizaram uma das maiores retiradas de pessoal por via aérea da história, trazendo cerca de 95.700 pessoas, incluindo 13.400 na quarta-feira, informou a Casa Branca nesta quinta.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7P0Q6-BASEIMAGE

26 ago 2021, às 12h31. Atualizado às 12h36.
Mostrar próximo post
Carregando