por Aline Cristina
com Polícia FEderal

56 policiais federais participaram da Operação Pacau na manhã desta quinta-feira (15), em Foz do Iguaçu. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 07 mandados de prisão cautelar, expedidos pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

O foco da operação foi um grupo de criminosos que estava atuando na cidade de Itaipulândia, enviando drogas e cigarros contrabandeados do Paraguai para outros estados.

No cumprimento dos mandados foram encontradas armas, munições e drogas.

A investigação teve início há aproximadamente 10 meses e durante este período os federais conseguiram identificar diversos criminosos que atuavam no oeste paranaense recebendo mercadorias na barranca do lago Itaipu, e providenciando o transporte para outros estados através de carros e caminhões, usando “batedores” para passar pelas fiscalizações dos órgãos de segurança pública.

No decorrer dos trabalhos foram apreendidos carregamentos de maconha e de cigarros contrabandeados 

Os responsáveis serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas, contrabando, associação criminosa e associação para o tráfico.

Outras medidas cautelares como sequestro de veículos, sequestro de ativos financeiros e monitoramento eletrônico com uso de tornozeleira pelos indiciados foram determinadas pela Justiça Federal com base nas investigações.

O nome dado a Operação policial é uma alusão à alcunha do líder do grupo criminoso.

15 abr 2021, às 08h15. Atualizado em: 16 mar 2022 às 15h46.
Mostrar próximo post
Carregando