PM alerta população sobre circulação de dinheiro falso nas praias do Paraná

Policiais já aprenderam mais de R$ 3 mil em dinheiro falso no Litoral paranaense

A Polícia Militar está alertando a população, especialmente os comerciantes, sobre a circulação de notas falsas no Litoral do Paraná. Segundo a polícia, as ocorrências de recebimento de dinheiro falso tem aumentado nos últimos dias.

“Geralmente os golpistas procuram os comerciantes com notas de valor alto com o intuito de trocar as notas para obter dinheiro verdadeiro”, explica o Subcomandante do 9º Batalhão da PM (9º BPM) e Subcomandante Operacional do “Verão Paraná 2015/2016″, capitão Cesar Kamakawa. “Nesta época do ano, em que o litoral recebe um grande número de turistas para os festejos, os golpistas, infiltrados, tentam se aproveitar dessa movimentação nos estabelecimentos comerciais para aplicarem os seus golpes”, completa.

Os comerciantes e a população em geral devem ficar atentos a alguns detalhes das notas que podem ajudar a identificar se o dinheiro é falso ou verdadeiro. “Tem as marcas d’água, o papel, os símbolos, os relevos, entre outras características que podem ajudar na hora da dúvida. E se a dúvida permanecer a pessoa pode acionar a PM por meio do 190, que iremos até o local para fazer os encaminhamentos necessários”, destaca o capitão.

A falsificação de dinheiro é crime previsto no Código Penal e a pena pode variar de 03 anos a 12 anos de reclusão.

Muitos comerciantes do litoral já tomam medidas de precaução, como é o caso do Gerente Financeiro de uma farmácia em Matinhos, Rodrigo Ibanhez. “Temos um processo de defesa da própria empresa em relação à entrada de dinheiro falso. Procuramos orientar nossos colaboradores, pois é uma prática recorrente, e temos algumas ferramentas que nos ajudam a coibir como máquina com luz neon e uma caneta que deteriora o papel falso e o verdadeiro não”, destaca.

Apreensões

Desde o início do “Verão Paraná”, no dia 23 de dezembro,  até esta quarta-feira (03) foi apreendido mais de R$ 3 mil em dinheiro falso no Litoral do Paraná.

A PM registrou quatro casos, sendo dois em Guaratuba e dois em Matinhos. “Apesar de não ter casos registrados no município de Pontal do Paraná é necessário que a população esteja atenta em todas as regiões”, disse Kamakawa.

Como identificar notas falsas:

Informação sobre verificação das cédulas publicadas no site do Banco Central do Brasil: https://www.bcb.gov.br/htms/mecir/seguranca/roteiro.asp?idpai=cedsusp#Alto_Relevo

4 fev 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando