Polícia de Berlim dispersa protesto contra medidas para conter coronavírus

BERLIM (Reuters) – A polícia de Berlim dispersou, neste sábado, um protesto na capital alemã contra as medidas para conter o coronavírus algumas horas após o início do ato, uma vez que os manifestantes não mantiveram distanciamento nem usaram máscaras, conforme as instruções.

O protesto ocorreu em meio ao aumento de casos na Europa e devido à frustração do público com as medidas para conter o vírus em algumas regiões. Eventos similares ocorreram Paris e Londres neste sábado.

“Infelizmente, não temos outra opção”, disse a polícia de Berlim no Twitter, informando que as pessoas não cumpriram as condições de segurança no protesto.

Os manifestantes se dispersaram pacificamente, embora alguns focos de distúrbio tenham ocorrido, como um incêndio em um contêiner de construção e ruas bloqueadas, disse a polícia.

Cerca de 3.000 policiais foram destacados para controlar a multidão estimada em 18.000 pessoas. A polícia se preparou para eventuais situações de violência à medida que ativistas contrários às medidas de contenção do vírus incitaram seguidores de toda a Europa a se armar e se reunir em Berlim.

A cidade havia proibido o protesto esta semana, mas um tribunal regional alemão deu a permissão durante a noite para o ato ao anular a decisão anterior.

Até agora, a Alemanha conseguiu gerenciar melhor a crise do coronavírus que seus vizinhos europeus, com sistemas de testes rigorosos ajudando a controlar infecções e mortes.

(Por Elke Ahlswede, Christian Goetz e Sabine Ehrhardt, em Berlim; reportagem adicional por Tom Sims, em Frankfurt, e Yiming Woo, em Paris)

29 ago 2020, às 13h30.
Mostrar próximo post
Carregando