Desenvolvimento regional e mais segurança aos motoristas. É isso o que as autoridades de toda a região esperam acontecer com a duplicação da PR-317, em trecho que liga Maringá a Iguaraçu.

O anúncio da abertura do trâmite licitatório, marcado para 25 de maio, foi feito pelo Governo do Estado do Paraná na quarta-feira (14), após publicação da modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) em Diário Oficial.

Reivindicação antiga da comunidade local, a duplicação de 21,82 quilômetros entre Maringá e Iguaraçu finalmente deverá sair do papel. Pelo trajeto circulavam diariamente 16 mil veículos, conforme números contabilizados no ano passado.

LEIA MAIS: Maringaenses ‘invadem’ pista de caminhada do Parque do Ingá, fechada por decreto

O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Rogério Bernardo, diz que os municípios mais próximos de Maringá deverão ser beneficiados com a duplicação. Prefeito do município de Ângulo (a 32km de Maringá), ele recomenda se preparar para as chances de desenvolvimento que as cidades pequenas poderão assistir graças a confirmação desta aguardada obra de infraestrutura.


“Em Ângulo, estamos projetando um parque industrial para poder receber empresas futuramente que queiram se instalar em um município onde o valor do terreno é bem mais barato que em Maringá. Estamos próximos de uma cidade que é polo regional, com aeroporto e porto seco, e dar condições de trafegabilidade é essencial para a atração de novos negócios”, comenta o presidente da Amusep.

‘Pedido antigo’

Vários trechos da rodovia PR-317 se encontra em estado precário, e infelizmente acaba causando acidentes graves de trânsito. Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a obra da duplicação do trecho de mais de 20 km deverá custar mais de R$ 200 milhões e os recursos já estão garantidos.

Para o secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá, Fausto Herradon, a duplicação desse trecho da PR-317 era um pedido antigo dos comerciantes e trabalhadores e uma das maiores necessidades na área de infraestrutura de Maringá e a macrorregião.

“A duplicação é fundamental para estimular o desenvolvimento regional, além de contribuir com melhorias nas condições de tráfego na área. Nos últimos anos, este trecho da PR-317 vem se destacando como uma das principais rotas para o deslocamento de cargas agrícolas vindas dos estados de São Paulo e do Mato Grosso”, diz Herradon.

Esforços da Acim

No ano passado, o secretário Sandro Alex esteve em Maringá para receber das mãos de Michel Felipe, presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), o novo projeto de duplicação da PR-317 ligando Maringá a Iguaraçú.

O anteprojeto e o projeto foi realizado e financiado por empresários e teve o custo total de R$ 600 mil. “Isso demonstra como a sociedade organizada pode ajudar o poder público a transformar as cidades em lugares melhores para todos nós”, afirmou, à época, o presidente da Acim, durante entrevista para a RICTV Record.

15 abr 2021, às 11h21.
Mostrar próximo post
Carregando