Preços sobem com tensões entre EUA e Irã; temores com demanda limitam ganhos

Por Noah Browning

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo subiam nesta segunda-feira acompanhando a alta da semana anterior, impulsionados pelas tensões entre Estados Unidos e Irã, mas preocupações com a possibilidade de enfraquecimento da demanda limitando os ganhos.

O petróleo Brent subia 0,06 dólar, ou 0,09%, a 65,26 dólares por barril, às 10:13 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,4 dólar, ou 0,7%, a 57,83 dólares por barril.

Na semana passada, o Brent subiu 5% e o petróleo dos EUA ganhou 10% depois que o Irã abateu um drone norte-americano na quinta-feira no Golfo Pérsico, aumentando as tensões provocadas pelos ataques a navios-taque na região entre maio e junho.

O Irã nega qualquer participação nos ataque aos navios-tanque.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que cancelou um ataque de retaliação ao Irã no último minuto depois que o drone foi abatido, mas Washington disse que ainda aumentará suas sanções contra Teerã.

“Ficamos surpresos com a relativa falta de resposta dos preços a alguns desses eventos até recentemente, o que provavelmente reflete o sentimento prevalecente de um mercado com excesso de oferta”, disse o HSBC em nota.

“O aperto dos saldos de oferta / demanda nos próximos meses provavelmente apenas aumentará o foco do mercado nesses riscos geopolíticos, a menos que eles diminuam.”

A Agência Internacional de Energia (AIE) disse neste mês que revisou para baixo sua estimativa para o crescimento da demanda por petróleo em 2019, citando a disputa comercial entre EUA e China.

No entanto, a oferta pode permanecer relativamente apertada, já que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, incluindo a Rússia, parecem inclinados a estender um acordo sobre a produção quando se reunir em 1º e 2 de julho em Viena, disseram analistas.

24 jun 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando