A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Maringá promove a partir desta quarta-feira (4), às 14 horas, a instalação do Painel do Café no Teatro Calil Haddad. O painel foi instalado originalmente nos anos 1950 no Bar Colúmbia, de propriedade do empresário cerealista Américo Dias Ferraz, que foi prefeito da cidade na gestão 1957-1960.

O Bar Colúmbia fechou e o prédio passou por vários comércios ao longo das décadas. O local onde o Painel do Café ficava transformou-se em depósito de uma loja e o equipamento, que foi tombado por lei municipal, estava se deteriorando. Uma empresa de São Paulo foi contratada em 2017 e retirou as 848 peças do painel para restaurá-las. O trabalho foi finalizado e a obra está sendo transportada de volta para Maringá.

“Trata-se de uma obra icônica que faz parte de nossa história. Devolver o Painel do Café à população é um grande orgulho para nossa administração”, comenta o prefeito Ulisses Maia. O Secretário de Cultura, Victor Simião, frisa que o painel é um dos símbolos da cidade. “A gestão municipal tem compromisso com o passado, compreendendo o presente e apontando para o futuro”.

O painel representa uma cena de colheita de café, com a imagem colorida de mulheres colhendo os grãos e homens carregando sacos na cabeça. O mural é feito de azulejos e mede 2,40 m de altura (16 azulejos) por 7,95 m de largura (53 azulejos), tendo área total de 19,08 m². O autor da obra é Waldemar Moral, do Atelier Artístico Moral (São Paulo/SP). Cada peça tem 15 cm x 15 cm.

Bar Columbia

O Bar Colúmbia destacava-se pela sofisticação das instalações, além de reunir parcela significativa da sociedade maringaense. Situado na Avenida Ipiranga (posteriormente Avenida Getúlio Vargas), o estabelecimento marcou época também por conter o painel.

Américo Dias Ferraz edificou, no Maringá Velho, a Cafeeira Santa Luzia, consolidando a função de negociador de café. Nesse contexto, ele acaba encomendando, junto ao arquiteto Waldemar Moral, residente de São Paulo/SP, a confecção de um painel de azulejos representando a colheita do café.

A imagem presente no painel refere-se à paisagem dos cafezais de Minas Gerais, terra natal do ex-prefeito. Uma vez concluído, o Painel do Café, como ficou popularmente conhecido, foi instalado na parede dos fundos do bar Colúmbia, como uma espécie de emblema da principal fonte de riqueza da cidade e do próprio dono do lugar.

4 ago 2021, às 10h11. Atualizado às 10h12.
Mostrar próximo post
Carregando