Radares fiscalizam caminhões na Linha Verde a partir de segunda

Radares irão fiscalizar circulação de caminhões na Linha Verde (BR-476), a partir da próxima segunda-feira (23). Após um período de testes, os equipamentos agora irão verificar se este tipo de veículo está trafegando no horário permitido e na faixa determinada pela regulamentação.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em dias úteis, veículos com capacidade de carga acima de sete toneladas ou com comprimento maior que sete metros não podem circular pela Linha Verde das 7h às 10 horas e das 17h às 20 horas, no trecho compreendido entre o Km 120,7 e o Km 142,8.

Em qualquer horário, os caminhões, assim como ônibus e veículos de grande porte, devem trafegar apenas pela faixa da direita da Linha Verde, conforme sinalização ao longo da via. Nos trechos de três faixas, é permitido o tráfego pela faixa central para ultrapassagens.

Os condutores de caminhões, ônibus e veículos de grande porte poderão ser autuados por infringir o artigo 185 (deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada pela sinalização de regulamentação). Já os condutores de caminhões também poderão ser autuados por infringir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As infrações são da categoria média e a multa prevista em ambos os casos é de R$ 85,13.

Não haverá custo para a Prefeitura com a utilização das novas funções dos radares. Atualmente, existem 12 pontos de radares na Linha Verde, seis no sentido São Paulo e seis no sentido Porto Alegre.

A Setran irá manter os agentes de trânsito que já realizam a fiscalização dos caminhões em ambos os sentidos da Linha Verde nos horários de restrição. A secretaria reforçou a sinalização da via para orientar todos os motoristas de que há fiscalização eletrônica do horário de restrição e da utilização da faixa regulamentada.

19 dez 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando