O Paraná luta atualmente contra uma estiagem severa e a redução drástica da vazão de rios e poços.

De acordo com o Governo do Estado, as situações mais graves no abastecimento de água são em Curitiba e Região Metropolitana, onde já foi implantado rodízio em meados de março.

Rodízio de água em Curitiba e Região Metropolitana: veja os bairros atingidos

Conforme a Sanepar, nesta semana o nível do rio Miringuava caiu para menos de 30%, o que levou a empresa a intensificar o rodízio nas regiões abastecidas pelos reservatórios Arujá e Aeroporto. Portanto, esses bairros passam a receber água em dias alternados.

Além disso, a Sanepar alerta para o uso racional da água, pois enquanto persistir a estiagem a água deve ser priorizada para higiene pessoal e alimentação.

Atividades como lavar carros, calçadas e regar jardins devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

Abaixo, veja a tabela do rozídio de água em Curitiba e Região Metropolitana!

rodízio de água Região Metropolitana de Curitiba

Caixa d’água e dicas de consumo racional

É importante lembrar que apenas vão ficar sem água em Curitiba e Região Metropolitana os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel.

A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, pois assim é possível ter água por 24 horas em casos de interrupção do abastecimento.

Para evitar qualquer tipo de desperdício neste período, siga as intruções abaixo:

  • Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima para lavar.
  • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
  • A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos.
  • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
  • Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
  • Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
  • Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Por último mas não menos importante, a Sanepar envia SMS com avisos de falta de água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o seu telefone e autorizarem o envio das mensagens.

A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no aplicativo Sanepar Mobile ou no site (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula.

15 maio 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 14h44.
Mostrar próximo post
Carregando