por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Renata Nicolli Nasrala

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo no Paraná  começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março. O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde mostrou mais de dois mil casos de sarampo no estado.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Além disso, o sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Sarampo no Paraná: Transmissão do vírus no estado

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, foi confirmado o primeiro caso de sarampo em Campina Grande do Sul em 2019, após o Paraná ficar vinte anos sem registro de casos confirmados.

Conforme o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o propósito da campanha é interromper a circulação do vírus no estado.

“O objetivo desta campanha é interromper a circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal no estado, que hoje está com cerca de 90% para as crianças de um ano quando o ideal seria de 95% em todas as faixas etárias. A vacina é a única forma de proteção e está disponível nas Unidades de Saúde do Paraná”, declarou.

Segundo o boletim oficial divulgado no dia 6 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Saúde, já são mais de dois mil casos de infecção no estado.

SARAMPO-PARANÁ

Sarampo: Paraná registra mais de dois mil casos da doença (Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná – SESA/PR, SINANNET e GAL. Atualizados em 05/02/2020,)

Atualmente, estão confirmados mais 23 novos casos da doença. O número subiu de 808  para 831 na semana passada, e permanecem em investigação mais 1.653 casos do vírus.

De acordo com o secretário, o Paraná acompanha as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde, porém define ações diferenciadas para conter a transmissão do vírus.

A campanha nacional aconselha que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 19 anos, entretanto, analisando os casos de sarampo no Paraná, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais afetada pela doença e, como forma de quebrar a transmissão do vírus, será adotado uma campanha contemplando as pessoas de cinco até 59 anos.

O que é o Sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa transmitida por vírus, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras.

O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, e por isso é alto o poder de contágio da doença.

Sintomas

  • febre alta;
  • tosse;
  • coriza;
  • conjuntivite;
  • manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo;
  • dor de cabeça, indisposição e diarreia também podem ocorrer.

Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas.

Prevenção

A única forma de prevenir o sarampo é a vacina, que é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, a Secretaria da Saúde orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses.

A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A primeira dose deve ser aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, e a segunda dose aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral, que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora.

A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina, e as pessoas entre 30 e 49 anos basta o registro de uma dose.

Ainda conforme a secretaria, mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas, e aquelas que desejam engravidar devem aguardar no mínimo 30 dias para receber a vacina.

Não tem indicação para tomar a vacina pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas e menores de seis meses e pacientes que tomam medicações imunossupressoras.

sarampo-paraná-prevenção

Sarampo: Paraná registra mais de dois mil casos da doença (imagem: Ministério da Saúde)

Paraná está preparado para combater o sarampo

O Paraná possui 1.852 salas de vacinação dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, no ano passado os profissionais de saúde passaram por um treinamento que envolveu mais de 1.200 trabalhadores da área em 399 municípios.

“Nosso objetivo é capacitar constantemente todos os profissionais de saúde que atuam diretamente com a população, motivando para que sejam os nossos interlocutores e levem a cada cidadão a informação correta sobre as vacinas que fazem parte do calendário vacinal da rede do Estado”, enfatizou o secretário Beto Preto.

A Secretaria organiza a rede de educação permanente sobre vacinação, oferecendo cursos e capacitações para os servidores das 22 regionais de saúde.

sarampo-paraná-vacina

Sarampo: Paraná registra mais de dois mil casos da doença (Imagem: agência de notícias do Paraná)

10 fev 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando