por Redação RIC.com.br
com informações N.Com

A nova sede do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) foi inaugurada oficialmente, nesta quarta-feira (22). O local presta atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, residentes no município de Londrina.

Os atendimentos na sede iniciaram em maio, mas a abertura foi realizada em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei 19.873/2019, em memória à morte violenta da advogada Tatiane Spitzner e a todos os outros casos de feminicídio registrados no Estado.

“Somente no ano passado, 89 mulheres morreram no Paraná vítimas de feminicídio. Por isso, é importante termos um espaço para que as mulheres se sintam acolhidas e possam denunciar a violência, para que não chegue ao ponto de perderem suas vidas”, enfatizou o prefeito Marcelo Belinati.

De acordo com a secretária Liange Doy, quando a mulher está em situação de violência doméstica e precisa de um atendimento especializado, para romper o ciclo da violência, ela pode procurar o CAM. 

“Lá, ela é atendida por uma uma equipe composta por psicólogas, assistentes sociais e advogada, que presta atendimentos psicossociais e orientação jurídica. Sabemos que é muito difícil para a mulher, sozinha, romper o ciclo da violência e buscar ajuda. E no centro de referência ela tem um serviço público, gratuito e especializado, para que a violência que ela sofre não chegue ao feminicídio”, afirmou.

A secretária explicou ainda que o atendimento no CAM é sigiloso. “Não falaremos para ninguém que a mulher procurou o serviço. Ao ser atendida, ela passará por um acolhimento inicial, onde diversos pontos serão avaliados, como o porquê dela estar nessa situação de violência, e ninguém vai culpá-la por isso disso. Estamos aqui para ajudar”, afirmou.

Novidade na sede

As mulheres atendidas no CAM poderão fazer o registro da agressão no Boletim de Ocorrência Eletrônico no próprio centro, em uma sala específica para isso. O registro não vem acompanhado de Medida Protetiva, mas, caso seja necessário, a mulher será encaminhada para a Delegacia da Mulher para solicitar a medida.

A delegada da Delegacia da Mulher de Londrina, Magda Marina Hofstaetter, apontou que a violência contra a mulher não tem impacto somente na área criminal, mas também em outras esferas de sua vida pessoal.

“Essa parceria com o CAM vai proporcionar uma melhor acolhida para essa mulher, que poderá passar por atendimento com psicóloga, assistente social e advogada. Se necessário, também poderá ser encaminhada ao abrigo. Assim, garantimos um atendimento mais humanizado e digno à mulher vítima de violência doméstica, para que ela possa romper esse ciclo de violência e seguir com a sua vida”, disse.

Serviço em Londrina 

O CAM funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Qualquer outro serviço pode ser feito pelo telefone 3378-0132.

Receba as melhores notícias de Londrina e região pelo Whatsapp. Faça parte do grupo!

23 jul 2020, às 13h44. Atualizado às 13h45.
Mostrar próximo post
Carregando