Senado proíbe doação de empresas a partidos e candidatos

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (02) uma das propostas do pacote da reforma política. Tal proposta proíbe empresas de doarem dinheiro a partidos e candidatos. A Casa já havia recusado a possibilidade de pessoas jurídicas fazerem contribuições diretamente para partidos políticos. A mudança, que teve 36 votos a favor e 31 contra, ocorreu a partir da aprovação de uma sugestão apresentada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Os senadores permitiram que partidos e candidatos recebam doações de pessoas físicas. Contudo, houve um acordo para permitir que, em vez de limitado a 10% dos rendimentos que elas tiveram no ano anterior à eleição, as pessoas físicas não terem limite para as contribuições eleitorais.

Embora sem teto de doações para pessoas físicas, a senadora Vanessa Grazziotin elogiou a decisão de acabar com as contribuições de pessoas jurídicas. “Pessoas físicas têm todo o direito de doar para quem quer que seja, porque elas são pessoas físicas, atuam votando e ajudando os candidatos que apoiam, e não as pessoas jurídicas”, defendeu Vanessa.

Em votação simbólica, o plenário do Senado já havia aprovado o texto-base da reforma política e agora discutem novas alterações no texto. Ao final da votação, o texto terá de voltar para a Câmara de Deputados. Anteriormente, os deputados haviam aprovado doações de empresas a partidos, com limitações.

3 set 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando