Quem mora na capital paranaense sabe a importância de dar aquela conferida na previsão do tempo todos os dias pela manhã, ou pelo menos uma vez por semana. O Simepar Curitiba é fundamental neste processo, já que é a empresa responsável por promover estes e outros dados importantes nas áreas de ciências atmosféricas e ambientais.

O Simepar Curitiba, ou Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, disponibiliza em tempo real dados e previsões de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental a sociedade. Além disso, também oferece produtos e serviços nesta área, promovendo a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico.

Simepar Curitiba: História

O Simepar Curitiba foi criado em 1993, e está sediado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. A empresa foi mantida por sete anos através de um convênio entre a COPEL (Companhia Paranaense de Energia) e o IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), com a interveniência da Universidade Federal do Paraná.

No ano de 2014, ao completar 20 anos de história, o Simepar Curitiba conquistou melhores condições legais para firmar contratos de gestão com o Estado e estabelecer parcerias com instituições brasileiras e estrangeiras de pesquisa científica e tecnológica.

Desde então, cumpre com o seu dever de responsabilidade social e contribui ainda para salvar vidas e minimizar os riscos em situações de emergência e calamidade.

Objetivos

Priorizar a sustentabilidade é fundamental para o Simepar Curitiba, que possui um modelo de desenvolvimento econômico pensado para fornecer dados, previsões e qualquer serviço de natureza meteorológica aos moradores da capital. Assim sendo, a empresa é responsável por proteger vidas, patrimônios e meio ambiente de maneira responsável.

Confira abaixo os principais o objetivos do Simepar Curitiba:

  • a realização de serviços de monitoramento e previsão de tempo e clima;
  • o fornecimento de soluções integradas de sistemas de monitoramento e previsão;
  • o desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas;
  • a consultoria técnica nas áreas de meteorologia, hidrologia, ciências ambientais e suas aplicações;
  • a aferição e a calibração de equipamentos de monitoramento;
  • o planejamento, a constituição, a manutenção e o gerenciamento de banco de dados ambientais;
  • o desenvolvimento de modelos de simulação ambiental para obtenção e manutenção de licenciamentos;
  • a cooperação com instituições de ensino e pesquisa;
  • a captação de recursos financeiros destinados à programação de planos, projetos e atividades;
  • o desenvolvimento de outras atividades correlatas.

“Estou entendendo que o SIMEPAR não pretende decifrar ou controlar a natureza, mas entender seus sinais, compreendê-la”. (Poty)

Previsão do tempo hoje em Curitiba

Pelo site oficial do Simepar Curitiba a população pode conferir a previsão do tempo de hoje no Paraná, através de um mapa com todas as cidades. Basta clicar na cidade de seu interesse para ver todos os detalhes de previsão diária ou semanal.

Para quem precisa saber como estará o clima Curitiba nas semanas seguintes, é possível encontrar a previsão do tempo para até 15 dias. O Simepar Curitiba mostra temperatura mínima, máxima, precipitação e outros dados das Estações.

O Simepar Curitiba é famoso pelas previsões do tempo, mas é importante lembrar que vai muito além disso, já que monitora também dados hidrometeorológicos e ambientais, tudo em tempo real.  

Simepar Curitiba: radar

O radar meteorológico é um equipamento que ajuda a localizar precipitações (chuvas), permitindo calcular seu deslocamento e intensidade. O Simepar Curitiba conta com um radar, localizado em um ponto estratégico da cidade.

Simepar Curitiba possui alta tecnologia de sensores modernos, que identificam ainda a perturbação causada pela ocorrência de descarga atmosférica e conseguem posicionar o local e a intensidade de raios.

Os dados do Radar Simepar Curitiba são obtidos em tempo real, a cada 10 minutos, com a finalidade de monitorar e fornecer a previsão do tempo. Em seguida, os mesmos são armazenados para serem utilizados em pesquisas e no desenvolvimento de produtos e serviços meteorológicos.

simepar curitiba
Radar Simepar: tons em vermelho e rosa estão associados a chuvas mais intensas, ou tempestades.

O site do Simepar apresenta uma imagem do mosaico de radares, onde é possível acompanhar em tempo real a posição, o deslocamento e a intensidade das chuvas.

Simepar Curitiba: satélite

O satélite do Simepar Curitiba faz o monitoramento do tempo e do clima da Terra, que permite identificar os sistemas atmosféricos e o posicionamento das nuvens em qualquer hora do dia. O satélite meteorológico ainda é capaz de identificar e monitorar queimadas, níveis de poluição, desmatamentos, correntes marítimas e atividade de vulcões. 

No site é possível acompanhar a atualização, feita a cada 15 minutos, do satélite de vigilância meteorológica do Paraná e áreas vizinhas.

Conheça os sistemas de Previsão do Tempo do Simepar (Reprodução Simepar)

Equipe do Simepar

O Simepar Curitiba é formado por profissionais, pesquisadores e consultores altamente especializados e qualificados para suas funções. De maneira geral, a equipe traz profissionais das áreas de ciências atmosféricas e ambientais, engenharias e tecnologias da informação (TI).

Simepar Curitiba: telefone e endereço

Para entrar em contato telefônico com o Sistema Meteorológico do Paraná, o número é (41) 3320-2000. O Simepar Curitiba fica dentro do Centro Politécnico da UFPR, no seguinte endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 – Jardim das Américas.

Confira no mapa a localização exata desta importante empresa de tecnologia e informações ambientais:

4 ago 2020, às 10h50. Atualizado às 11h21.
Mostrar próximo post
Carregando