Tailandesa com doença rara sofre com rosto 'derretido'

A doença de Wiang chama neurofibromatose. (Foto: R7/Reprodução/Viral Press)

Wiang Boonmee se recusa a fazer cirurgia por medo de morrer

*Do R7

A tailandesa Wiang Boonmee, de 63 anos, sofre de uma doença rara e, desde criança, o rosto dela está “derretendo” cada vez mais.

A pele da testa já desceu tanto pro rosto que Wiang está cega. Ela passou anos vivendo na pequena província rural de Surin. Agora, ela se mudou para Bangkok, capital da Tailândia, onde ela ganha dinheiro vendendo flores e óleos de cânfora.

Wiang chamou a atenção dos médicos da Tailândia após ser encontrada por uma emissora de TV local, que contou a sua história. Diversos profissionais da saúde entraram em contato com ela, tentando curar a doença. Mas ela recusou todas as propostas.

Ela ganha dinheiro vendendo flores e óleos de cânfora. (Foto: R7/Reprodução/Viral Press)

Em entrevista, ela disse que já se habituou a viver com a condição. “Eu sofro com essa doença desde que me conheço por gente. Eu sobrevivi, estou saudável e tenho um emprego”, falou. Além disso, Wiang sente medo da operação fracassar. “Eu já estou velha. Sei que posso morrer na mesa de cirurgia”, ela falou.

Dr Sunura Ourairat, chefe do Rangsit, um hospital universitário, visita com frequência a mulher e disse que ficaria muito feliz em ajudar.

“Ela tem medo de morrer. Sempre que pode, ela nos agradece pela ajuda. Mesmo assim, vamos encontrar outras maneiras de ajudá-la”, falou.

A doença de Wiang chama neurofibromatose. Ela começa a se desenvolver na infância e causa diversos tumores no tecido dos nervos. Se tratado logo no começo, o quadro pode ser revertido.

Mas, como Wiang morava em uma zona rural, ela nunca teve acompanhamento médico.

Se tratado logo no começo, o quadro pode ser revertido. (Foto: R7/Reprodução/Viral Press)

Leia também:

31 dez 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando