O Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditaxi-PR) planeja para a próxima terça-feira (20) um protesto contra administração municipal. Os taxistas exigem que a Lei Federal 13.640/2018, que confere ao município a exclusividade para regulamentar e fiscalizar serviços de transporte remunerado, seja colocada em prática. De acordo com o sindicato, atualmente, os aplicativos cadastram motoristas e repassam ao município.

Em nota, o Sinditaxi-PR afirma que a regulamentação trará mais segurança aos passageiros. Além disso, destaca que os taxistas não são contra os aplicativos e sim a favor da segurança e mobilidade urbana.

Taxistas exigem cumprimento de Lei Federal

O Sinditaxi-PR informou nesta sexta-feira (16) que após diversas tentativas, sem sucesso, de sensibilizar a administração municipal, a respeito da Lei Federal 13.640/2018, apresentou o caso aos motoristas que aceitaram a organização do protesto na próxima terça-feira (20).

Os representantes questionam que o município não está dando a devida atenção ao transporte de passageiros e os aplicativos estão atuando sem fiscalização. A reivindicação é que veículos de aplicativos não passam por nenhuma inspeção, os motoristas não são avaliados e o cadastramento é feito pela plataforma privada.

Com isso, não é possível saber a quantidade de trabalhadores ativos, além de que, a Lei Federal exige que o cadastramento seja exclusivo do município, que determinaria se o motorista está apto para atuar ou não. De acordo com o sindicato, atualmente, os aplicativos se aproveitam da situação e fazem o contrário – cadastram os motoristas e depois enviam ao município.

Protestos dos taxistas na terça-feira (20)

A expectativa é que 700 carros participem do protesto na próxima terça-feira (20). A carreata sairá da rua Salvador de Maio, atrás do hipermercado BIG localizado na Avenida das Torres, e seguirá até a sede da Prefeitura Municipal de Curitiba.

A concentração será às 9h e passará também pela sede da URBS e da Câmara Municipal. O sindicato informou que não está mobilizando um número maior de veículos para não causar problemas no trânsito da região.

Confira a nota oficial do Sinditaxi-PR

protesto taxistas

Nota oficial do Sinditaxi-PR (FOTO: REPRODUÇÃO)

16 ago 2019, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 15h40.
Mostrar próximo post
Carregando