por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Agência de Notícias do Paraná

O transplante pediátrico de fígado é retomado no Paraná por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. O procedimento em crianças abaixo de cinco anos não acontecia desde 2015 no estado.

Transplante de fígado no Paraná foi feito em menino de um ano e dois meses

O transplante pediátrico foi feito em um menino de um ano e dois meses no dia 27 de janeiro. Nesta quarta-feira (19), o paciente recebeu alta.

De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, Mathias Fernandez Baião Wagner mora em Foz do Iguaçu e foi diagnosticado com problemas no fígado nos primeiros dias de vida. Seu pai, Vitor Fernando Wagner, de 19 anos, cedeu parte do órgão a ele.

transplante fígado

Foto: reprodução AEN

Após o sucesso da cirurgia, Mathias vai poder viver com mais qualidade.

Dados sobre transplante no PR

No período em que o serviço não era realizado no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde fazia a transferência dos pacientes pediátricos que necessitavam de um fígado para São Paulo e, em alguns casos, para o Rio Grande do Sul.

No último ano, dados do SET/PR apontam que o Paraná realizou 14 transplantes pediátricos de diversos órgãos, considerando a faixa etária até 18 anos.

transplante paraná

Foto: reprodução AEN

Atualmente, o Paraná possui 25 crianças na lista de espera por um transplante, apenas uma possui menos de cinco anos.

Além disso, em 2019 o Paraná teve 497 doações de órgãos efetivas. Foram realizados 884 transplantes de órgãos (rim, fígado, pâncreas, coração, pâncreas rim e pulmão) e 869 de córneas, totalizando 1.753 transplantes.

A média nacional de doações de órgãos por milhão de população (pmp) do Paraná fechou o ano de 2019 em 43,8, atrás apenas de Santa Catarina.

21 fev 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando