por Redação RIC.com.br
com reportagens de Tiago Silva e Adriana Lopes da RIC Record TV, Curitiba

Um dos motoristas responsáveis pelo acidente que vitimou dois irmãos em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, no dia 27 de fevereiro, foi preso nesta quarta-feira (24). Identificado como Rafael, o jovem está detido preventivamente. Nas próximas horas, o condutor do veículo que atingiu o carro das vítimas – Lucas de Lima Ribeiro – deverá se apresentar na delegacia. 

As prisões foram solicitadas porque, de acordo com a Polícia Civil, os dois motoristas estavam atrapalhando as investigações e mentiram durante seus depoimentos. “Nós entendemos que poderia haver um risco para a ordem pública se eles continuassem soltos, por isso nós representamos pela prisão preventiva, que teve um parecer favorável do Ministério Público, e foi decretada pelo juiz”, explicou o delegado Tiago Wladika. 

A suspeita da polícia é que os dois estavam participando de um racha quando Lucas furou o sinal vermelho e atingiu em cheio o carro onde estavam os dois irmãos. 

A advogada que representa a família das vítimas não tem dúvidas que os jovens foram responsáveis por um homicídio doloso porque apostavam corrida em via pública. “Conseguimos muitas câmeras que comprovam que por mais de nove quarteirões o racha vinha sendo praticado. Além disso, nitidamente, houve omissão de socorro”, declarou Letícia Farah.

Passageiro confirma racha

Um dos passageiros do Palio conversou com exclusividade com a RIC Record TV e confirmou que os carros apostavam um racha no momento da colisão. Segundo Alisson Bondori, que estava no banco de trás do carro, todos estavam em uma festa de aniversário quando resolveram sair para comprar mais cerveja. O jovem é primo de Lucas e disse ter insistido para que ele dirigisse mais devagar. 

“Ele já saiu um pouco acima da média. Aí, a gente pegou a Bertolini [rua] e ele já estava com um pouquinho de velocidade. Eu até coloquei o cinto. Eu estava com muito medo. Eu e o Ivan [outro passageiro] estávamos pedindo para parar a todo momento. Um pouco antes ele até passou um sinal vermelho e teve que retornar de ré. A gente pediu ‘Para, pelo amor de Deus’. Eu achei que ele ia parar, mas ele continuou. Aí, apareceu o Cruze, eles emparelharam e começaram a ir um do lado do outro correndo”, contou Alisson.

Alisson estava de cinto e mesmo assim quebrou quatro costelas, teve complicações no pulmão, coração e perdeu parte do intestino. Ivan, segundo ele, está em casa se recuperando dos ferimentos. O jovem afirmou que sabe que pedir desculpa não ameniza a dor das famílias das vítimas, mas insiste em se pronunciar.

“Quero pedir perdão por ter sido idiota em ter deixado ele pegar o carro. Não queria que nada disso tivesse acontecido. Tanto que na hora do acidente me veio que poderia ser eu e a minha noiva, meu pai e minha mãe, ou qualquer outro familiar. Ninguém quer passar por isso”, declarou o rapaz que havia emprestado o carro para o primo dirigir.

O acidente

Carlos Rybinski, de 35 anos, e Moacir Ribinski, de 45 anos, chegavam de uma viagem a trabalho quando a colisão ocorreu na Av. Archelau de Almeida Torres, a cerca de quatro quadras da casa das vítimas. 

Carlos, à esquerda, e Moacir, à direita, morreram na hora. (Foto: Reprodução/RIC Record TV)

Com a força do impacto, Carlos e Moacir morreram na hora, antes da chegada do socorro. Já os três ocupantes do Fiat Palio, dirigido por Lucas, foram socorridos e encaminhados ao Hospital do Trabalhador em estado grave. 

Leia também: HOMEM QUE MORREU COM IRMÃO EM ACIDENTE MANDOU MENSAGEM PARA A FILHA AVISANDO QUE ESTAVA CHEGANDO

Câmeras de segurança registram a colisão, assim como a passagem, logo na sequência, do Chevrolet Cruze conduzido por Rafael. Ele fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. 

24 mar 2021, às 16h28. Atualizado em: 16 mar 2022 às 15h12.
Mostrar próximo post
Carregando