A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) confirmou, nesta quarta-feira (8), o primeiro caso de sarampo no Paraná em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O estado já estava em alerta devido ao surto em São Paulo, agora, é muito importante que todas as pessoas que não estão imunizadas contra a doença tomem a vacina. A vacina contra sarampo em Curitiba pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e ela é única forma de se proteger contra a doença.

Tire todas as suas dúvidas sobre a vacinação contra o sarampo em Curitiba abaixo:

Índice

  1. Vacina contra sarampo em Curitiba quem precisa tomar?
  2. Para quem a vacina do sarampo é indicada? 
  3. Para quem a vacina é contraindicada? 
  4. Pessoas com 50 anos ou mais precisam se vacinar?
  5. Quem vai viajar precisa se vacinar? 
  6. Porque o alerta da Secretaria de Saúde está direcionado principalmente aos adolescentes e jovens adultos? 
  7. Qual é a eficácia da vacina? 
  8. A vacina é segura? Tem efeitos colaterais? 
  9. Quanto tempo demora para a vacina fazer efeito? 
  10. Quem já pegou sarampo uma vez está imune? 
  11. Não tenho certeza se já tomei a vacina do sarampo no passado ou se tenho o esquema vacinal completo. Posso receber a imunização mesmo assim?
  12. Como se prevenir? 

Vacina contra sarampo em Curitiba quem precisa tomar?

A SESA orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses. Quem já tomou duas doses da vacina da tríplice está imunizado. Caso não lembre se tomou a vacina e não tenha a carteira de vacinação a pessoa pode consultar o aplicativo Saúde Já Curitiba, que traz a carteira de vacinação virtual dos usuários do SUS curitibano, com as vacinas que estão registradas no sistema.

Quem não tem a carteira de vacinação pode fazer a consulta online ou presencial. (Foto: Ministério da Saúde)

Saúde Já Curitiba

O aplicativo Saúde Já pode ser instalado gratuitamente em smartphones ou tablets, basta baixá-lo na App Store (aparelhos com sistema iOS) ou na Play Store (aparelhos com sistema Android). O acesso também pode ser feito via internet, na página saudeja.curitiba.pr.gov.br.

Se a dúvida persistir, a orientação é procurar uma unidade de saúde. 

Para quem a vacina do sarampo é indicada?

O esquema vacinal vigente prevê duas doses de vacina contra o sarampo: uma dose da tríplice viral ou SCR (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade e uma dose da tetra viral ou SCRV (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

A tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola é tomada na infância. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Quem não completou este esquema vacinal quando era criança precisa atualizar a carteira de vacinação. Adolescentes e adultos, menores de 30 anos, precisam ter tomado durante a vida duas doses de tríplice viral ou SRC (ou uma da tríplice e outra da tetra viral). Já os adultos de 30 a 49 anos precisam ter tomado, ao menos, uma dose da tríplice viral após 1 ano de idade.

Quem já tomou duas doses da vacina contra sarampo em algum momento da vida é considerado imunizado. 

Para quem a vacina é contraindicada?

A vacina contra sarampo não dever ser feita em crianças menores de 6 meses de idade, gestantes e pacientes imunodeprimidos ou com reação alérgica grave (anafilaxia) após dose prévia ou após contato com as substâncias que compõem a vacina. Recomenda-se também um intervalo de 30 dias após a vacina, para as mulheres que querem engravidar. 

Por que apenas uma dose da vacina tríplice viral é oferecida a pessoas de 30 a 49 anos?

Pessoas nesta faixa etária tiveram algum contato com o vírus do sarampo, que circulou no passado. Por isso, apenas uma dose é considerada pelo Ministério da Saúde como suficiente para conferir imunidade.

Pessoas com 50 anos ou mais precisam se vacinar?

De acordo com o calendário de rotina do Ministério da Saúde, não é necessário, pois estas pessoas cresceram numa época em que sarampo era uma doença muito comum, tornando-as possivelmente imunizadas naturalmente. 

Quem vai viajar precisa se vacinar?

É muito importante. Quem vai viajar para locais onde há surto de sarampo deve conferir e atualizar a situação vacinal. Estes destinos incluem principalmente os estados brasileiros de São Paulo e do Pará, assim como alguns países com surto na Europa, Ásia, África e Américas. 

Para viajantes, a vacina contra sarampo é recomendada na faixa etária entre 6 meses e 59 anos de idade e que não está com o esquema vacinal completo.

Porque o alerta da Secretaria de Saúde está direcionado principalmente aos adolescentes e jovens adultos?

Para que todos fiquem protegidos o ideal é que ao menos 95% sejam vacinados. Em Curitiba, as crianças têm um índice de cobertura da vacina superior a 98%. Porém não há informações no Brasil sobre o índice de cobertura entre adolescentes e jovens adultos. Isto porque, antes de 2006, o calendário nacional de vacinação previa apenas uma dose de imunização contra a doença, diferente do que é recomendado hoje. Portanto, quem nasceu antes de 2006 precisa verificar qual é a sua situação vacinal e, dependendo da idade, procurar uma unidade de saúde e atualizar a carteira de vacinação.

Qual é a eficácia da vacina?

A primeira dose da vacina contra sarampo, tomada com 1 ano de idade, garante 93% de proteção. E com a segunda dose aos 15 meses de idade tem-se 97% de eficácia. Assim, se a pessoa estiver com a vacinação em dia, é muito difícil que ela contraia ou transmita a doença. No entanto, em situações de surto podem ocorrer casos raros em que pessoas vacinadas tenham sarampo. 

A vacina é segura? Tem efeitos colaterais?

A vacina contra o sarampo é considerada muito segura, mas como todo medicamento pode ter efeitos colaterais, geralmente brandos, como dor ou inchaço no local da aplicação. Na segunda dose, as chances desses efeitos aparecerem é ainda menor

Quanto tempo demora para a vacina fazer efeito?

Em torno de duas semanas. 

Quem já pegou sarampo uma vez está imune? 

Sim. Os indivíduos que já tiveram uma vez a doença estão naturalmente imunes e não adoecem novamente.

Não tenho certeza se já tomei a vacina do sarampo no passado ou se tenho o esquema vacinal completo. Posso receber a imunização mesmo assim?

Sim, não há risco à saúde em repetir esta vacina, caso já tenha tomado no passado e não tenha registro.  

Como se prevenir?

A melhor forma de evitar o sarampo é vacinar-se. Além disso, recomenda-se manter os hábitos de higiene, lavando sempre as mãos com água e sabão e com uso álcool gel, como é recomendado também para a prevenção de outras doenças de transmissão respiratória, como a gripe e as meningites.

8 ago 2019, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 15h41.
Mostrar próximo post
Carregando