LONDRES (Reuters) – A vacina BCG, amplamente utilizada contra a tuberculose, será testada em profissionais de atendimento da saúde no Reino Unido quanto à sua eficácia contra o coronavírus, disseram os pesquisadores que lideram o braço britânico de um estudo global.

A vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG), usada para proteger contra a bactéria causadora da tuberculose, induz uma ampla resposta do sistema imunológico inato e tem demonstrado proteção contra infecções ou doenças graves causadas por outros patógenos respiratórios.

“Foi demonstrado que a BCG aumenta a imunidade de uma forma generalizada, o que pode oferecer alguma proteção contra a Covid-19“, disse o professor John Campbell, da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter.

“Estamos tentando estabelecer se a vacina BCG pode ajudar a proteger as pessoas que estão sob risco de Covid-19. Se isso acontecer, poderemos salvar vidas administrando esta vacina disponível e econômica.”

O estudo do Reino Unido faz parte de um teste existente liderado pela Austrália, que foi lançado em abril e também tem ramificações na Holanda, Espanha e Brasil. A vacina BCG também está sendo testada como proteção contra a Covid-19 na África do Sul.

O teste britânico está recrutando voluntários antes do inverno, que é quando a situação pode se agravar, segundo as autoridades, uma vez que o país luta contra uma segunda onda de infecções.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, indicou que as restrições para conter a pandemia devem vigorar até a primavera e deve anunciar novas medidas de restrição à circulação no país na segunda-feira.

A parte britânica do teste, que está sendo executado em Exeter, sudoeste da Inglaterra, está procurando recrutar 1.000 pessoas que trabalham em casas de saúde e serviços de saúde comunitários nas proximidades.

Globalmente, mais de 10 mil profissionais de saúde serão recrutados para os estudos.

(Por Alistair Smout)

11 out 2020, às 15h55. Atualizado às 17h02.
Mostrar próximo post
Carregando