Após a tragédia de Brumadinho, a Vale realiza nesta terça-feira (7) um teste no sistema de sirenes de três barragens de Minas Gerais. Segundo a mineradora, a medida é preventiva e tem como objetivo principal conferir a eficiência do sistema.

Barragens passam por teste de sirenes em Minas Gerais

As barragens que vão passar pelo teste são a de Maré I e Maré II, que fazem parte do complexo da Mina de Fábrica, no município de Belo Vale, a 73 km de Belo Horizonte. O som emitido pelas sirenes deve alcançar toda a Zona de Autossalvamento (ZAS) e as comunidades localizadas no município.

De acordo com a Vale, os testes não devem impactar nas atividades cotidianas de moradores ou dos empregados da empresa no local.

Barragem Santana

A barragem Santana, que pertence à Mina Cauê, localizada em Santa Maria de Itabira, a 159 km da capital mineira, também vai passar por testes sonoros nesta terça-feira (7). De acordo com a mineradora, o som poderá ser ouvido pelos moradores dos bairros Gaspar, Córrego da Lage, Flor do Vale, Cordeiro e Morro Santo Antônio, na zona rural da cidade.

Complexo da Mina de Fábrica

O complexo da Mina de Fábrica está com suas atividades paralisadas desde fevereiro, quando a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a suspensão das operações. A medida pretende evitar “eventuais gatilhos para modos de falha por liquefação” das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III, Grupo e Vargem Grande.

Barragens de Marés II

A barragem de Marés II não teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) renovada. Com isso, ela teve o nível de emergência elevado de 0 para 1 – o que não requer a retirada de moradores de suas casas.

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!

7 maio 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando