Verão Paraná: sensação térmica em Antonina chega a 65,5 graus Celsius

Antonina fica no litoral do Paraná. (Foto: Pixabay)

Segundo o Simepar, as temperaturas devem continuar altas em todo o Paraná nos próximos dias

A sensação térmica em Antonina, no litoral do Paraná, chegou a 65,5 ºC nesta sexta-feira (14) enquanto a temperatura real foi de 43,9 ºC, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Ainda conforme o órgão a previsão é de que o calor continue em todo o estado, com algum pontos com pancadas de chuva.

Verão Paraná

Em Capitão Leônidas Marques e Foz do Iguaçu, no oeste paranaenses, moradores também sofreram com o calor. Nesta semana, as duas cidades registraram 42ºC de sensação térmica.

Foz do Iguaçu registrou 42 graus de sensação térmica. (Foto: Reprodução/RICTV)

Em Londrina, no norte do Paraná, o dia mais quente do ano marcou 35ºC. Além disso, nos 12 primeiros dias de dezembro, o registro foi de apenas 0.2 milímetros de chuva enquanto a média histórica para esse período é de 207 milímetros.

Londrina, no norte do estado, sofre também com a falta de chuva. (Foto: Reprodução/RICTV)

Em Maringá, as máxima também não vai baixar dos 30ºC nos próximos dias.

O agrometeorologista Reginaldo Ferreira Santos explica que o calor atinge o estado dessa forma por vários fatores, entre elas a posição do sol nesta época do ano. “Nós temos o sol mais próximo do nosso hemisfério, o hemisfério sul, nós temos o bloqueio atmosférico que é na realidade o que está impedindo a formação de nuvens e a entrada. E nós temos aí, também, essa elevada temperatura que faz com que a evapotranspiração seja muito elevada”, explica. Ainda conforme o profissional, para que a situação umidade se regularize o estado precisaria de uma chuva de 120 a 140 milímetros.

14 dez 2018, às 00h00. Atualizado em: 16 mar 2022 às 13h42.
Mostrar próximo post
Carregando