Visitas guiadas no Cemitério Municipal serão retomadas neste sábado

No próximo sábado serão retomadas as aulas de história, arte, religião, tanatologia, arquitetura e paisagismo e geologia (Foto: Diulgação/Everson Bressan/SMCS)

As visitas têm objeto de preservação e também desmistificação do espaço

As visitas guiadas ao Cemitério São Francisco de Paula, mais conhecido como Cemitério Municipal de Curitiba, no bairro São Francisco, serão retomadas neste sábado (18).

A visita é uma aula de história, arte, religião, tanatologia, arquitetura e paisagismo e geologia. A ideia surgiu da pesquisa da Relações Públicas Clarissa Grassi, que também é presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. “O Cemitério Municipal tem três séculos de histórias.  Fundado em 1º de dezembro de 1854, ele é o cemitério mais antigo e tradicional de Curitiba”, diz Clarissa.

O trabalho era feito de forma voluntária, mas a partir deste ano passou a integrar as atividades da diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e é realizado em parceria com o Departamento de Serviços Especiais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A pesquisa é feita há 14 anos e resultou na publicação de três livros, entre eles o Guia de Visitação ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, Arte e Memória no Espaço Urbano. A pesquisadora, que é mestre em Sociologia, diz que as visitas têm como objetivo o conhecimento, mas também a preservação e desmistificação.

A visita será das 9h às 12h. Como o número de participantes é limitado é preciso fazer agendamento pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando o nome completo e número do documento de identidade.

Leia mais

Avião cai dentro de cemitério na região sul do Paraná

Cemitério de Curitiba sofre com a ação de vândalos

16 fev 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando