por Redação RIC.com.br
com informações RIC Record TV Londrina

Um idoso, de 65 anos, foi abandonado pela família, em Londrina. Ele é deficiente visual e depende dos vizinhos para sobreviver. 

A reportagem da RIC Record TV apurou que a família de Benedito Aparecido Gonçalves vive no Japão há 20 anos. Ele também morou lá, mas voltou há 10 anos para o Brasil. Gonçalves perdeu a visão há quatro anos. Meses atrás, o idoso sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e depende da ajuda dos vizinhos para alimentação, cuidados pessoais e higiene. 

Francisca Gonçalves é uma das pessoas que ajudam a cuidar de Benedito. “Nós fazemos de tudo. A vizinha lava a roupa dele e vai ao mercado. Eu peço a comida pelo restaurante e trago até a casa para ele. Nós o deixamos abandonado”, conta. 

Segundo relato dos vizinhos, os familiares não estão interessados em ajudar o idoso. Eles contam que quando entram em contato com a família para avisá-los da situação, ouvem que eles não vão voltar para o Brasil. “Outro dia estava no telefone com eles. Falaram que se for preciso podemos vender as coisas dele para tratá-lo”, relata Antônio Bosquetti, vizinho de Benedito.

De acordo com os vizinhos, Benedito Aparecido Gonçalves recebe aposentadoria, só que precisa de um tratamento especializado. “”Precisamos de ajuda para interná-lo. A família não quer saber dele e nós, vizinhos que estamos cuidando”, finaliza Francisca.  

A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Adriana Santos de Oliveira, diz que as pessoas precisam estar conscientes que todos terão um idoso na família um dia. “Temos que preparar essas pessoas para esses momentos, sem interferir na rotina. A sociedade está vivendo mais, por isso precisamos cuidar da qualidade de vida dos idosos”, explica.

Veja o vídeo:

13 maio 2021, às 15h58. Atualizado às 17h24.
Mostrar próximo post
Carregando