Série Propósito de vida – Parte 1

Em todos os tempos e em todas as culturas, os seres humanos têm buscado sentido para sua vida. Muitos afirmam que não faz mais sentido simplesmente viver por viver. Busca-se cada vez mais um significado em existir!

Segundo o Massachusetts Institute of Technology (MIT), existe uma grande crise mundial sobre o sentido da vida. As pessoas estão adoecendo obviamente por uma soma de fatores, mas um deles crucialmente é que elas estão se percebendo sem sentido de vida, por isso buscam algo a mais, algo que as façam mais felizes.

Muitos ainda não compreendem a pergunta “o que é um Propósito de Vida?” e ainda se questionam: eu preciso ter um Propósito? E como eu posso encontrar o meu Propósito?

Bem, primeiramente, eu trago algumas reflexões sobre o que é um Propósito e começo compartilhando a visão de grandes nomes.

Segundo Mark Zuckerberg disse “o propósito é o senso de pertencimento a algo superior a nós mesmos, pelo qual devemos trabalhar para um futuro melhor. Isso é o que cria a verdadeira felicidade”.

Já para Aristóteles, filósofo grego, “a felicidade é o sentido e o propósito da vida. O único objetivo e a finalidade da existência humana”.

Michael Steger, a maior referência atualmente no mundo, fundador e diretor do Centro de Pesquisas sobre de Sentido e Propósito da Universidade do Colorado na Carolina do Norte, diz que o sentido da vida é você construir sentido enquanto você está vivendo.

Particularmente, Propósito é olhar para a própria vida, para a vida que cada um de nós estamos vivendo hoje, neste momento. É ter o sentimento claro de que ela vale a pena; ter a sensação clara de que é uma vida bem vivida. Assim, mesmo navegando dentro de todos os tipos de emoções que experienciamos, sejam elas boas ou ruins, somos felizes.

E você sabia que existem níveis de Propósito? Sim, níveis de impacto na vida e na sociedade!

Existem três níveis de impacto humano quando nos referimos a Propósito de vida:

1-        Propósito de vida pessoal – o beneficiário é você e as pessoas diretamente ligadas a você. Se trata de escolhas conscientes que norteiam sua vida;

2-        Propósito de vida pessoal e profissional – você não só impacta a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Você passa a impactar também um numero maior de pessoas, que acabam sendo atingidas por esse Propósito de vida e de trabalho. Isso provoca mudanças significativas na vida dessas pessoas;

3-        Propósito de vida pessoal e humanitário – você impacta nações. Por exemplo: Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, dentre outros…

Todos os níveis são válidos,  e de extrema importância para nós, para nosso meio e para toda a humanidade, nos torna seres humanos cada vez melhores.

Acompanhe o próximo artigo desta série – As 10 características de uma vida vivida com Propósito – O que a ciência diz sobre o Propósito e Propósito de vida: Como encontrar o seu!!!

Se gostou do assunto, continue por aqui pois esta série continuará, abordando os tópicos: 10 características de uma vida vivida com Propósito – O que a ciência diz sobre o propósito e Propósito de vida: como encontrar o seu!

Em nossas redes temos conteúdos novos todos os dias, sigam lá. E até a próxima semana.

Site: www.felicitie.com.br – Instagram: @felicitie_inspirando_pessoas e @alexsandradario

Artigo escrito por Alexsandra Dario, Co-fundadora da Felicitie Inspirando Pessoas.

8 nov 2020, às 22h14. Atualizado às 22h36.
Mostrar próximo post
Carregando