por Guilherme Becker
com informações da repórter Mariane Schlindwein, da RIC Record TV

O secretário de Saúde, Beto Preto, confirmou nesta quarta-feira (3) que a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, receberá uma carga extra de vacinas, devido a gravidade do sistema de saúde. Das 146.800 doses que chegaram nesta manhã no estado, seis mil fazem parte de uma cota extra enviada pelo Ministério da Saúde exclusivamente para Cascavel.

A cidade paranaense vive um momento dramático com UTIs lotadas e contando com o auxílio, inclusive, de equipamentos emprestados pelo zoológico. O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, visitará Cascavel nesta quinta-feira (3), aceitando a um apelo do prefeito Leonaldo Paranhos. 

Durante o recebimento das novas doses em Curitiba, Beto Preto comentou sobre a situação de Cascavel e declarou que acompanhará a visita do ministro nesta quinta-feira.  

“Em Cascavel nós estamos trabalhando. Ontem (terça-feira) finalizamos a reunião com o comitê de urgência do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, nós vamos abrir 12 leitos de UTI, mais 10 leitos de enfermaria, então nós vamos passar um hospital que tinha 14 leitos de UTI geral para 82 leitos de UTI Covid. É muito esforço. O que está acontecendo lá neste momento nós estamos tentando entender e só a nova cepa explica este contexto”, declarou Beto Preto.

O secretário destacou que além de Cascavel, foram abertos leitos em outras cidades da região oeste. O investimento no município chegou a R$ 50 milhões e existem estratégias em Unidades de Pronto Atendimento e também outras frentes.

“Todas as medidas para flexibilizar, quanto para endurecer estão no nosso radar. Ainda estamos em dias da semana que esperávamos aumento no número de pacientes aguardando vagas nas UTIs. Esperamos que na sexta-feira e sábado comece a cair. Se isso se confirmar podemos pensar em medidas mais flexíveis. Mas eu insisto, o momento é dramático”, comentou Beto Preto.

Segundo dados apresentados pelo secretário, 699 pessoas aguardam por um leito no Paraná.

3 mar 2021, às 11h25. Atualizado às 11h28.
Mostrar próximo post
Carregando