por Redação RIC.com.br
com supervisão de Guilherme Barchik

Levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), entre março e maio deste ano, aponta que a maioria das prefeituras devem melhorar a transparência da vacinação contra a Covid-19.

O órgão aplicou uma nova versão da pesquisa do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), específica sobre a vacinação, aos 399 municípios do estado.

As questões presentes no formulário diziam respeito à divulgação do plano de ação municipal para a vacinação da população local; das informações sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios das vacinas utilizadas; da ordem dos grupos prioritários a serem imunizados; do “vacinômetro”; do quantitativo de insumos e doses de vacinas recebidas ou adquiridas; de canais para denúncia de “fura-filas” e outras irregularidades; de telefones e horários de funcionamento dos pontos de imunização; dos processos de aquisição de insumos e vacinas; e do registro de possível sobra de doses de imunizantes.

A média do atendimento aos critérios do questionário ficou em 54,2%, com 214 prefeituras atingindo notas superiores a este percentual. Destas, 120 superaram o índice de 80%, 84 prefeituras atingiram mais de 90% dos critérios e somente 36 cumpriram integralmente todos os itens do levantamento, situação que também foi verificada no governo estadual.

31 maio 2021, às 16h33.
Mostrar próximo post
Carregando