por Angelo Binder
conteúdo Comando News com assessoria

O novo coronavírus causador da COVID-19 chegou ao Brasil e modificou a rotina da população como um todo. O momento de isolamento social, pede serenidade e tranquilidade para todos e no espaço doméstico não é diferente. As crianças, com toda a
energia que possuem precisam de atividades que promovam a criatividade, o aprendizado e, ao mesmo tempo, as mantenham ocupadas e alegres dentro de casa.

Mas, como lidar com as crianças dentro casa nesse cenário atípico? Para Silvia Bianchi, coordenadora do curso de pedagogia da FAM (Centro Universitário das Américas), o momento é de reflexão de todos. Além disso, é uma oportunidade para conviver em família, dar e receber atenção às pessoas mais próximas e praticar a solidariedade e empatia.

Com o objetivo de ajudar os pais a manter as crianças ocupadas, Silvia elaborou uma série de dicas para os pais. São brincadeiras de todos os tipos, alegres e fáceis de desenvolver em espaços pequenos:

  • Brincar de cabana: basta ter um lençol, cadeiras e um abajur com lâmpada, isso ocupará uma boa parte da tarde, junto com uma pipoca então, é só alegria. (faixa etária de 2 a 10 anos), ideal acompanhamento de 1 adulto para crianças com menos de 5 anos.
  • Brincadeiras com sombras: nesse caso pode ser utilizado as mãos, colheres, panelas, copos plásticos, objetos da casa, abajur com lâmpada também fará parte da brincadeira. Cria-se histórias e personagens que levam as crianças ao mundo da imaginação. (Qualquer faixa etária, já que até os adultos brincam).
  • Caça ao tesouro: pode-se esconder em algum espaço dentro ou fora de casa, algo interessante como um objeto, um pacote de biscoito ou qualquer brinquedo. Durante a brincadeira, colocar pistas em vários lugares que levarão ao local do tesouro. (Crianças de 4 a 12 anos).
  • Brincando com balões: basta comprar pequenos balões, encher com água e jogar a criança para que não o deixe cair, se cair estoura. (Crianças de todas as idades) ideal brincar em casa com quintal.
  • Pinturas e desenhos: as crianças amam atividades de desenho e pintura, embora não se dediquem muito tempo a esse tipo de atividade, pode ser muito interessante para variar e acalmar após o lanche da tarde. (Qualquer faixa etária)
  • Elaboração de máscaras e contação de histórias: com caixas de papelão, pode-se criar máscaras incríveis, basta criatividade ou um modelo para recorte, coelhos, cachorros e outros animais e personagens podem ser criados, pintados com tinta guache deixando a imaginação fluir. (Crianças entre 3 a 8 anos, sendo as menores com a ajuda de 1 adulto).

22 mar 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando