por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais

Em meio ao cenário da pandemia causada pelo coronavírus surgem muitas dúvidas sobre o vírus e como ele se manifesta. Um ponto questionado é: afinal, é possível ser contaminado mais de uma vez? Confira. 

A chegada de um novo vírus na espécie

Descoberto no dia 31/12/2019 o novo coronavírus tem apenas alguns meses de conhecimento e a comunidade científica se movimenta rapidamente a fim de entender as consequências a longo prazo ou sua reaparição em pessoas já contaminadas.

É possível se infectar duas vezes?

Autoridades da China e do Japão divulgaram informações de testes realizados em quatro profissionais de saúde deram positivo para a infecção pela segunda vez. Segundo o Portal Drauzio Varella, ainda é muito cedo para afirmar se esta reinfecção comprovada nos testes é possível ou se houve, por exemplo, um erro no diagnóstico da primeira vez.

Vale lembrar que um paciente de Covid-19 só é considerado curado quando o teste indica que o vírus não está mais presente no organismo. O Dr. Esper Kallás, médico infectologista, explicou ao portal Drauzio Varella o seguinte. “Se isso acontecer, é um evento raríssimo. Quando a gente olha outros vírus, há algumas pouquíssimas pessoas que podem ter infecção sequencial pelo mesmo vírus, mas isso geralmente está associado a algumas alterações no sistema de defesa. São exceções.”

30 mar 2020, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando