por Carol Machado
da equipe de estágio sob supervisão de Guilherme Barchik com informações da RIC RECORD TV

O prefeito Rafael Greca disse nesta quarta-feira (17) que a burocracia das leis brasileiras impede a compra de vacinas.

De acordo com ele, a prefeitura possui a verba para realizar a compra, porém, a logística é do Governo Federal. Ao todo são 20 milhões reservados para a compra de mais vacinas contra o coronavírus.

“Havendo a possibilidade de comprarmos vacinas, nós temos os recursos garantidos para imunizar a cidade inteira. Mas, por enquanto nossas mãos estão amarradas pela burocracia”.

Disse o prefeito

A compra das vacinas não pode ser feita pelos municípios, nem mesmo pelos estados. A aquisição é feita pelo Governo federal, que repassa as doses para os municípios.

A cidade de Curitiba recebeu do Ministério da saúde aproximadamente 65 mil doses de vacinas contra o coronavírus. Segundo a prefeitura mais de 57 mil curitibanos já foram vacinados contra a covid-19. Sendo, 10 mil idosos e 42 mil profissionais da saúde.

Ainda de acordo com a prefeitura, as vacinas acabam nesta sexta-feira (19). A vacinação só poderá continuar caso a cidade receba novas doses.

O prefeito disse que pediu ao Ministério da Saúde para que informem quantas vacinas serão disponibilizadas por semana para que exista um planejamento.

Greca, ainda reforça que com chegada das vacinas é possível imunizar milhares de curitibanos por dia. E usou como exemplo, as vacinas do H1N1.

“Se tivermos vacinas, podemos vacinar até 15 mil curitibanos por dia. Assim como já fizemos com as vacinas contra o H1N1”.

Afirmou Greca.

Ontem, Curitiba registrou mais nove mortes causadas pela doença e 374 novos casos da covid-19. Até o momento, já são mais de 2 mil mortes na capital paranaense causada pelo coronavírus. E mais de 130 mil casos confirmados da doença.

Confira a matéria completa

Reprodução RIC RECORD TV

18 fev 2021, às 09h50. Atualizado às 09h53.
Mostrar próximo post
Carregando