por Daniela Borsuk
com Prefeitura de Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba orienta a população a não buscar as unidades básicas de saúde para realização de exames de rotina e check-up neste momento, caso o paciente não apresente nenhuma queixa específica de saúde, com sintomas.

“Com a agravamento da pandemia, neste momento, precisamos colocar esforços das nossas equipes e da nossa rede nas situações ligadas à covid e às urgências, emergências e aos casos agudos de outras doenças”.

Explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.  

A orientação é para que exames de rotina e check-ups que puderem ser feitos em outro momento sejam postergados.

“Estamos com muitos casos ativos de covid na cidade. Não é recomendável que uma pessoa saudável, sem sintomas, busque uma unidade de saúde neste momento”.

Diz Márcia Huçulak.

Nesta última terça-feira (2), foram registrados 17 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Até agora são 2.961 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Nesta última terça-feira (2), Curitiba registrou 877 novos casos de covid-19. Com os novos casos confirmados, 143.663 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia. Há, no momento, 8.279 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Leitos

No último sábado (27), foram ativados 15 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) SUS exclusivos para covid-19 e na última terça-feira (2) outros cinco. Com isso, a cidade conta com 383 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19, o maior número desde o início da pandemia na cidade, em março de 2020. Ainda assim, a taxa de ocupação das UTIs permanece alta, em 93%.

Além dos 383 leitos UTIs, a rede pública de assistência hospitalar para os pacientes com sintomas respiratórios conta com outros 499 leitos clínicos exclusivos para covid-19.

No total, são 882 leitos SUS (UTI e clínicos) exclusivos para covid-19. Esse montante é bem maior que os 553 leitos inicialmente previstos no plano de contingência de enfrentamento à pandemia do município.

3 mar 2021, às 14h30.
Mostrar próximo post
Carregando